Acadêmicos promovem atividades de férias com alunos da rede municipal

Atividades de férias com alunos da rede municipal

Programa do governo Federal promove intercâmbio entre estudantes do curso de Letras da Urcamp e as escolas Pacheco Prates e Abreu Fialho

Contação de histórias, jogos didáticos, música, informática, cinema e outras atividades, mesclando recreação e aprendizado, integraram o Projeto de Férias desenvolvido com alunos da Escola Municipal Pacheco Prates. Criado por uma das equipes integrantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do Campus da Urcamp de Sant’Ana do Livramento, o Projeto foi direcionado a atender grupos de 26 alunos por dia. Durante duas semanas do mês de janeiro, os estudantes vivenciaram a escola de uma forma diferente.

“Até aqueles que não participavam muito em aula, mostraram-se descontraídos e comunicativos nessas atividades de férias”, comentou uma das duas supervisoras integrantes do PIBID, responsável pelas atividades na Escola Municipal Pacheco Prates, Stefania dos Santos. Conforme conta a professora, os benefícios das atividades planejadas e acompanhadas pelos bolsistas do PIBID se estendem tanto aos acadêmicos, que ganham experiência e contato com os alunos, quanto aos estudantes das escolas municipais. “Trabalhamos conhecimentos de uma maneira informal, com crianças de diferentes anos. Os conceitos foram praticados na culinária, nas dinâmicas de expressão oral e na integração entre todos”, resumiu Santos.

Além dessas criativas soluções para preencher o período de ócio dos alunos, ao longo do último semestre de 2012, os 10 estudantes do Curso de Letras da Urcamp, bolsistas do PIBID, procuraram auxiliar na fixação dos conteúdos propostos pelos professores de ambas as escolas. Divididos em grupos de cinco, cada núcleo desenvolve o trabalho em uma escola, sob a supervisão de uma professora. Além da Escola Pacheco Prates, a Escola Abreu Fialho também se beneficia do Programa Federal.

Para planejar os rumos do trabalho, todos participam de reuniões com a coordenadora de área do PIBID e coordenadora do Curso de Letras da Urcamp, Idene Godois. “O Programa não tem férias. Estamos programando a redação de artigos para as publicações da Universidade e também apresentando relatórios”, explicou Godois. O grupo trabalha norteado pelo tema do subprojeto “Leitura e produção de textos com ênfase na escrita e oralidade”.

Conforme conta a bolsista do PIBID, Cleusa Oliveira, as possibilidades de atuação são infinitas e passam, inclusive, por atividades que despertam o senso crítico nos alunos, por meio de textos. “Recentemente, propusemos uma dinâmica para ajudar os estudantes a identificarem as diferentes oportunidades de trabalho existentes. Muitas vezes, eles não recebem estímulo para continuar buscando mais conhecimento depois que concluem o ensino fundamental”, comprovou a acadêmica.

Para o próximo ano letivo, o grupo de bolsistas e supervisores já planeja abranger, inclusive, professores e funcionários nas dinâmicas propostas nas duas escolas de atuação do projeto. “O PIBID é um programa que deve se estender a toda a escola e não apenas a uma turma específica”, resumiu a coordenadora de área.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.