Envelhecer sim, mas com qualidade e em atividade

 

Conselheira Sandra Remedi com integrantes do Sesc Maturidade Ativa de Livramento, na Convenção 2012, em Torres

Várias são as opções em Sant’Ana do Livramento para quem deseja manter a vitalidade e a disposição

Como você quer envelhecer? Para quem ainda não pensou no assunto, este é um bom momento para começar. Uma alimentação balanceada, aliada à prática regular de atividades físicas, retarda o aparecimento de doenças, prolonga a expectativa de vida e colabora para chegar à melhor idade com muita vitalidade e disposição.

A terceira idade é um segmento da população que cresce a cada ano no Brasil, com o aumento da expectativa de vida, o desenvolvimento da economia e o avanço da medicina. Com isso, cresce também a preocupação com a continuidade do bem-estar do público depois dos 60 anos.

Um dos fatores mais associados ao envelhecimento é a inatividade física, ou mesmo o sedentarismo, que provoca alterações funcionais e fisiológicas, acarretando em aumentos nos custos assistenciais com a saúde e de idosos em leitos hospitalares. O decréscimo na mineralização óssea, motricidade, massa muscular, hormonal e neural são as principais características do estilo de vida inativo, agravados durante o avançar da idade.

Para aqueles que escolhem ter uma maturidade com qualidade e em atividade, são várias as opções em Sant’Ana do Livramento.

Centro do Idoso Feliz Idade 

Dentre os setores da Prefeitura direcionados ao atendimento da terceira idade, destaca-se o Centro do Idoso Feliz Idade, localizado junto ao Centro de Referência da Mulher, cujas atividades em 2013 iniciam no mês de março, sendo que nos próximos dias será definido o coordenador do setor. No local, a população que integra a terceira idade poderá encontrar as mais diferentes atividades relacionadas ao acompanhamento de saúde, oficinas e recreação. Além disso, atualmente, as principais praças da cidade também possuem academias de ginástica ao ar livre, onde os idosos podem praticar exercícios físicos. 

Professores Daniele e Paulo com alguns alunos do Grupo Super Veteranos

Grupo Super Veteranos 

A Associação Cristã de Moços (ACM) possui o Grupo Super Veteranos, cujo cronograma de atividades mobiliza cerca de 80 idosos por ano. A professora Daniele Collazo Corrêa, pós-graduada em Saúde Pública, e o professor Paulo estão à frente das atividades e destacam que 90% dos alunos que frequentam a academia nunca tinham praticado exercícios físicos – alguns decidiram procurar o serviço por conta própria e outros por indicação médica. “Eles acabam pegando gosto e dificilmente faltam às aulas”, salientou Daniele.

Os horários e datas das aulas de musculação, alongamento e ginástica localizada, para os integrantes do Super Veteranos, são os seguintes: segunda, quarta e sexta, das 9h às 10h; terça e quinta, das 9h às 10h; terça e quinta, das 15h às 16h.

Além das aulas, os alunos promovem atividades extras, que são realizadas durante o ano, tais como confraternizações (chás uma vez ao mês, festividade de fim de ano e comemoração de aniversários), palestras e caminhadas.

 

Maturidade Ativa

 

O Programa Maturidade Ativa do Sesc também é uma alternativa para oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas acima de 60 anos. Através dele, o Sesc realiza diversas atividades que estimulam o convívio e a valorização dessa faixa etária, com destaque para as atividades de integração, físicas e artísticas, turismo e ações sociais.

O Sesc Maturidade Ativa, que tem como conselheira a agente de cultura e lazer Sandra Remedi Cordeiro, é um movimento social organizado, que propicia aos seus participantes ocuparem o tempo e valorizarem suas experiências de vida, realizando trabalhos comunitários e criando, assim, um novo significado social para o envelhecimento.

No Sesc de Sant’Ana do Livramento, há 97 participantes no projeto, tendo em vista a entrada de mais 20 no ano de 2013 (sendo que somente poderão entrar para o Sesc Maturidade Ativa aqueles que forem comerciários ou dependentes de quem trabalha no comércio).

Na Maturidade, há a possibilidade de participar de oficinas, tais como: Coral, Dança do Ventre, Trabalhos Manuais, entre outros, além da oportunidade de assistir a palestras de profissionais de várias áreas.

O grupo também realiza ações sociais, com arrecadação de brinquedos, alimentos e roupas para doação a instituições carentes.

Ainda realizam excursões e eventos que reúnem participantes de todo o Estado.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.