Conselho Tutelar pede ajuda

Diversas autoridades foram convidadas a participar de reunião, na manhã de ontem

Conselheiras convidaram várias autoridades para mostrar os problemas enfrentados no atendimento de crianças e adolescentes

Durante a manhã de ontem, as conselheiras tutelares da cidade convocaram diversas autoridades relacionadas ao órgão de defesa dos direitos da criança, para expor os principais problemas enfrentados por elas e para solicitar o auxílio para que soluções fossem encontradas.

A presidente do Conselho Tutelar, Alcina da Rosa, relatou, segundo a comissão, que o maior problema enfrentado pelas conselheiras é a falta de um veículo próprio. Alcina argumentou, enumerando as ocorrências diárias, para as quais não há o atendimento por falta do carro.

Os motoristas do Conselho Tutelar, Hermes Garcia e Jorge Clavijo, argumentaram que os carros já cedidos para a realização do trabalho encontram-se geralmente com problemas mecânicos e sem condições de uso, uma vez que o Conselho funciona 24 horas e precisa de veículo em condições.

O secretário adjunto, Henrique Lopes, pediu a compreensão dos funcionários, pois a Secretaria de Assistência Social está tentando solucionar o problema com a maior urgência possível. “Hoje, estamos trabalhando com medidas paliativas, em que os carros são utilizados para atender casos fundamentais e emergências”, rebateu Alcina.

Segundo o secretário de Assistência Social, Leonor Gonçalves, já existe um veículo emprestado pelo Gabinete do prefeito municipal, que será emprestado ao Conselho Tutelar. “Não estamos alheios ao desespero e vamos priorizar os conselhos. Temos um grande compromisso e estamos preocupadíssimos com o que tem que ser feito. Portanto, nos colocamos à disposição deste Conselho, que se mostrou muito atuante”, destacou o secretário adjunto, dizendo que haverá uma reestruturação com todos os órgãos competentes que trabalham juntamente com o Conselho Tutelar para prestar um melhor atendimento às crianças e adolescentes.

Também presente na reunião, o Tenente Ruidias, da Brigada Militar, disse que fará reunião com os atendentes telefônicos da instituição, para que haja um melhor esclarecimento à comunidade para denunciar problemas que devem ser tratados pelo Conselho Tutelar.

O presidente da Corregedoria do Conselho Tutelar, Nubem Har, realizou publicamente a doação de materiais básicos e necessários à atuação do Conselho, pois, em visita ao mesmo órgão de outras cidades, contatou a precariedade existente em Sant’Ana do Livramento.

Reunião aconteceu nas dependências do Centro do Idoso

O delegado substituto da Susepe, Carlos Ronaldo Pinto, colocou-se à disposição das conselheiras, com os serviços de fax, xerox e empréstimo de materiais. Na oportunidade, a Conselheira Cleia Gonçalves solicitou passagens de ônibus para dar às famílias mais carentes quando necessário e também recargas aos celulares que pertencem ao plantão do conselho. “A partir de hoje, o Conselho não está mais sozinho. Temos que trabalhar em sintonia com a Secretaria de Assistência Social e Brigada Militar, tendo limites e trabalhando dentro da legalidade”, assegurou o secretário adjunto.

Também estiveram presentes, na reunião, a primeira-dama, Varínia Lado, sargento do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar, Lombardy, a coordenadora do centro de referência da mulher, Rosélli Ortiz, a representante da comunidade de Livramento, Glafira Aguiar da Silva, o auxiliar de serviços diversos do Conselho, Orlando Molinari, e as conselheiras Alcina da Rosa, Cleia Gonçalves, Dircelene Padilha, Sueli Pinto e Thais Mora. 

Avaliação 

“A reunião foi proveitosa e muito ativa. Temos a convicção de que, agora, quase todas as secretarias conhecem os problemas que nos atingem e temos certeza que nossos pedidos serão atendidos”, avaliou a vice-presidente do Conselho Tutelar, Cleia Gonçalves, ressaltando que a imprensa foi convidada a participar da reunião para que a comunidade receba os esclarecimentos acerca da real situação em que se encontra o Conselho Tutelar.

Todas as autoridades presentes agradeceram o trabalho realizado pelas conselheiras, ressaltando que as mesmas realizam suas atividades com dedicação e “coração”.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.