Conselho Tutelar recebe incessantes denúncias

Segundo as conselheiras Cleia e Dircelene, o telefone do órgão recebe diversas denúncias, a todo o momento

As suplentes Cleia Gonçalves e Dircelene Padilha assumiram, recentemente, os cargos no Conselho Tutelar, uma vez que os profissionais da área se encontram em férias. “Iremos cobrir esse período e colocamo-nos à disposição da comunidade. Esperamos estar à altura deste cargo, o qual é muito delicado, em se tratando de cuidados com crianças e adolescentes”, destacou Cleia Gonçalves.

Neste período, também assume a presidência do órgão a Conselheira Alcina da Rosa, considerada por seus colegas uma profissional de garra, tendo recebido vários troféus em reconhecimento ao seu trabalho, dentre eles o Troféu Patrulha Escolar, Troféu Mulher Destaque, Troféu A Voz Conselheira 10, além de uma placa de agradecimento por trabalhos realizados com crianças e adolescentes na comunidade. As Conselheiras ressaltaram, também, que estão chegando cheias de convicção e certeza de que, embora por pouco tempo, também vão fazer a diferença. 

Denúncias não param de chegar

Cleia Gonçalves, Alcina da Rosa e Dircelene Padilha integram o Conselho Tutelar no período de férias dos atuais conselheiros

Segundo Cleia Gonçalves, a demanda do Conselho Tutelar está intensa, recebendo denúncias de vários casos, em diversos âmbitos, como estupro de crianças, abandono e também de crianças que se encontram na rua. “A todo o momento estamos recebendo ligações, inclusive nos celulares que disponibilizamos no nosso plantão, pois o Conselho funciona 24 horas por dia”, acrescentou a conselheira.

Quando recebem a denúncia, elas verificam a veracidade das informações, deslocando-se até o local indicado, o que se tornou um contratempo, tendo em vista que o órgão encontra-se sem veículo próprio. “Recebemos o apoio da Secretaria de Assistência Social, a qual nos cede o veículo para sairmos às ruas e agradecemos muito por isso. No entanto, solicitamos publicamente o apoio das autoridades, no sentido de providenciar um carro específico para as demandas do Conselho”, destacou Cleia.

 Saiba Mais 

O que é o Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar é um órgão municipal criado para zelar pelos direitos da infância e da juventude, conforme os princípios que o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece. Autônomo em relação ao Estado, ele é composto por membros eleitos pela própria comunidade, que atuam para proteger e orientar jovens em situação de risco e que tenham seus direitos violados, seja por omissão do Estado, por negligência ou abuso dos pais ou responsáveis; ou em decorrência da conduta dos próprios jovens. Os Conselheiros Tutelares atuam no eixo da defesa, tendo como principal função zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. As principais atividades desse profissional são receber denúncias de violação de direitos, requisitar serviços de atendimentos, aplicar medidas protetivas, pertinentes a cada caso, a crianças, adolescentes e suas famílias, e assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos das crianças e adolescentes.

O Conselho Tutelar atende pelo telefone
3968-1031

Ou plantão nos celulares:
9649-2489
8138-9989
9655-3933

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.