18º RT participa do 60º Congresso Tradicionalista Gaúcho
No evento, o santanense Rui Rodrigues foi eleito coordenador da região

Depois de um ano considerado de muito sucesso em sua gestão, Erival Bertolini alcança seu objetivo e é eleito para seu terceiro mandato
Durante o primeiro fim de semana de janeiro, os tradicionalistas de todo Estado reuniram-se em Santa Maria para participar da 60ª edição do Congresso Tradicionalista Gaúcho.
Após a chegada da chama crioula, vinda de Pelotas, sede do 59º Congresso, em 2012, o plenário votou a música tema do evento. “Grito de Alerta”, de Salvador Ferrando Lamberty e Valdomiro Maicá, foi escolhida por unanimidade.
No Congresso, foi escolhido o novo tema anual do MTG. A proposta vencedora foi: “O MTG em defesa da saúde e bem-estar do tradicionalista”, de autoria da 1ª prenda da 13ª RT, Taynara Moraes, e Aline Rigão de Vargas, do departamento cultural desta região.
O tema dos festejos farroupilhas aprovado pelos CTG’s do Estado, para 2013, foi “O Rio Grande do Sul no imaginário social”, de autoria de Rogério Bastos. A proposta enfatiza uma leitura da origem do gaúcho dentro do imaginário social, onde se encontram mitos e lendas, os contos, as histórias, e podem ser representadas através da dança, do teatro, dos desfiles e de mostras folclóricas.
As decisões
Durante os três dias de congresso aconteceram diversos debates. Além disso, foram apresentados estudos sobre o tradicionalismo gaúcho e também definidas ações e locais onde serão realizados os principais eventos em 2013. Na oportunidade, foi definido, por exemplo, o local de acendimento da Chama Crioula, que será na cidade de General Câmara, com data a ser publicada posteriormente. O Congresso Tradicionalista de 2014 será em Porto Alegre, voltando aos grandes acampamentos.
No sábado, além da formatura, os presentes prestigiaram o acendimento da Chama Crioula, e a prestação de contas da atual gestão (13ª Região Tradicionalista), com o lançamento de livros de autoria de Roberto de Fraga Cirne e Manoelito Carlos Savaris. Já no fim da noite, os participantes puderam acompanhar a exibição do filme Contos Gauchescos, baseado na obra de João Simões Lopes Neto. O ato encerrou com o apagar da Chama Crioula.
No domingo pela manhã, último dia do Congresso, aconteceu a posse do Conselho do MTG e do presidente reeleito Erival Bertolini e posse dos 30 coordenadores regionais, sendo que da 18ª RT – região que compreende Sant’Ana do Livramento, foi eleito Rui Francisco Ferreira Rodrigues, que será o primeiro santanense a coordenar a região.
O Congresso foi uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho, com realização da Fundação Cultural Gaúcha, 13ª Região Tradicionalista e Prefeitura de Santa Maria.