- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Aquaplanagem gera capotamento de van e ferimentos em 9 pessoas

Posted By redacao On 8 de janeiro de 2013 @ 8:27 In Geral,Manchete-Destaque | 1 Comment

Ao fim da tarde, todos já haviam sido liberados, após atendimento hospitalar na Santa Casa

[1]

Capotamento da van ocorreu sob muita chuva que caia na região

O fim da manhã chuvosa de ontem causou um grande susto na comunidade santanense. Uma van da Secretaria Municipal de Saúde, marca Mercedes Benz Sprinter, branca, placas IBQ 0117, transportando passageiros que foram realizar consultas e procedimentos no Centro Médico da Visão em Rosário do Sul, aquaplanou pouco antes das 12h30, no quilômetro 508 da BR-158, nas imediações da ponte do Passo da Conceição.

[2]

Mesmo na foto prejudicada pela intensidade da chuva, o primeiro momento de atendimentos

De imediato, Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros dirigiram-se ao local, a cerca de 70 quilômetros do centro de Livramento. Nove pessoas tripulavam o veículo, sendo pacientes, uma técnica em enfermagem e um motorista.

Foi confirmada, pouco antes das 16h10, a lista de pacientes que estavam na van de transporte da Secretaria Municipal de Saúde. A listagem de nomes consta de Corálio Dutra, Dejalma Cunha Torres, Elaine Sorega, Eni Xavier, Jean Carlos Gonzales, Lia Xavier, Luis Carlos Rodrigues (motorista da Secretaria da Saúde), Paulinho Vargas e Zilca dos Santos, que estavam no veículo quando do capotamento. Uma vez transportados ao Pronto-Socorro, seis deles receberam atendimento e foram medicados na Santa Casa de Misericórida, tendo sido liberados, alguns momentos depois. Somente três permaneceram mais tempo em observação, tendo sido liberados ao fim da tarde. Não ocorreram ferimentos de gravidade.

A técnica em enfermagem Rosane Kovalic estava no veículo e, no início da noite, publicou depoimento nas redes sociais, relatando os acontecimentos. “Boa noite. Vou relatar o acidente de hoje à tarde com a van da Secretaria da Saúde. O veículo aquaplanou, por isso capotou, chovia muito. São fatalidades do trânsito. Os pacientes só sofreram escoriações leves” – disse Rosane, que acompanhava o grupo. A enfermeira imediatamente ligou para o motorista Regis, que chegou rapidamente para fazer a remoção dos feridos ao pronto-socorro da Santa Casa. “Depois de atendidos e liberados, foram levados aos seus domicílios, na ambulância da secretaria, pelo motorista Regis. Por isso é fundamental a enfermagem nas remoções de pacientes fora do domicílio. Imagina se não tivesse enfermagem, o horror que seria: os nove pacientes soltos naquela van, sem ninguém para orientá-los e prestar os primeiros socorros. Lutamos pela presença de enfermagem nos veículos que transportam pacientes” – refere Rosane. 

[3]

Veículo da Secretaria da Saúde ficou tombado no
acostamento até chegada do guincho

Sem contato 

Às 13h42, a Central de Monitoramento 193 do Corpo de Bombeiros de Livramento não conseguia contato nem via rádio, nem por intermédio de telefone celular com a guarnição que estava atendendo o acidente na região da ponte do Passo da Conceição. A falta de antenas de telefonia celular ao longo da BR-158, mais uma vez, apontava incomunicabilidade, gerando ainda mais preocupação nas pessoas em Livramento.

Pouco após as 14h, a van já havia sido guinchada. A enfermeira Janaína, do Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia confirmava, às 14h05min, que as ambulâncias com as pessoas que sofreram escoriações leves no acidente de trânsito na região da estavam chegando ao hospital.

 

.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=65359

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/01/P6_acidente_conceicao_saude_veiculo_prf.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/01/P6_acidente_conceicao_saude_veiculo_cenario_prf.jpg

[3] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/01/P6_acidente_conceicao_saude_prf.jpg

[4] ACIDENTE NA CONCEIÇÃO: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=65328

[5] Secretária Natalia entrega Raio X Digital à Santa Casa: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=128748

[6] Carro capota oito vezes na BR 293: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=128335

[7] Livramento sediará “Oficina de Formação de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=127269

[8] Assistência Social prepara ações para o Inverno: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=127258

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.