Santa Casa terá hoje nova etapa da campanha de doação de sangue

A Santa Casa de Misericórdia de Livramento realiza, nesta segunda-feira, uma nova campanha de coleta de sangue através da doação voluntária da comunidade. As doações, para todos os tipos de sangue, destinam-se ao banco de sangue mantido pelo Hemocentro de Alegrete, que abastece a Agência Transfusional do hospital.

As doações poderão ser feitas pela manhã e tarde. Uma equipe do Hemocentro de Alegrete estará na cidade para realizar a coleta das doações. Os doadores poderão se dirigir à Santa Casa, das 9h às 12h e das 13h às 17h. O hospital tem realizado campanhas regulares de doação de sangue, com o objetivo de manter os estoques em um nível tranquilo.

Os doadores devem observar algumas orientações, já que existem critérios, determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, que permitem ou que impedem a doação de sangue, visando à proteção ao doador e à segurança de quem vai receber o sangue. O doador deve portar documento de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 16 anos (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias, e pesar mais de 50 Kg.

Outras orientações importante são para que o doador não esteja em jejum, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Após a doação, também devem ser tomados alguns cuidados, como por exemplo evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, aumentar a ingestão de líquidos, não fumar por cerca de 2 horas, evitar bebidas alcoólicas por 12 horas, manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas e não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.

Os doadores receberão lanche após a doação e terão direito a dispensa do trabalho, mediante apresentação de comprovante de doação que será fornecido no próprio local da doação.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.