Hino cubano é a atração em torneio comemorativo

Nesta foto o fenômeno Diego Pelaez (ao fundo) tenta conter uma fã que consegue driblar a segurança para abraçar o mestre cubano durante a premiação

O acontecimento era alusivo ao Natal, mas a música que se ouviu nada tinha a ver com a ocasião. Na verdade, o que chamou a atenção de dezenas de pedestres que circulavam nas imediações da sala Vip Cônsul Argentino Alfredo Sanchez do Bobby Fischer Xadrez Clube, na noite de quarta-feira, dia 26 de dezembro, foi a entonação de uma melodia no mínimo estranha para época. Aos poucos, foram se acumulando alguns curiosos, que rapidamente se transformaram em multidão – todos testemunharam o mestre cubano Joel Chacon Pavon receber sua medalha de ouro ao som do hino marcial cubano. Entusiasmado e visivelmente emocionado – com a mão direita firme no peito na altura do coração – todos se comoveram quando ele, com sua voz grave, e um espanhol atípico cantava: “¡Al combate corred Bayameses, que la patria os contempla orgullosa; no temáis una muerte gloriosa, que morir por la patria es vivir!

A cena acima descrita é apenas uma parte de uma grande peça em cinco atos – ou neste caso, em especial, como se trata de um torneio de xadrez entenda-se como rodadas. Em todas, o maestro cubano foi soberano e se engana aquele que pensar estarem reunidos no BFXC jogadores comuns de xadrez. Foi uma atividade da qual apenas os campeões e líderes do ranking puderam participar – como, por exemplo, heptacampeão departamental de Rivera Diego Pelaez, campeão zonal de Montevidéu Oscar Rodríguez, campeão de Rivera Chico Félix Maidana, campeão unificado das vilas Santos/Julieta Alcides Paz, além do atual destaque nos jogos sul-brasileiros Tiago Braz – que dentre 1200 enxadristas de todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ficou em quarto lugar.

Esta Copa dos Campeões foi disputada pelo sistema schuring, ou no popular todos contra todos, quando a organização atribuiu três pontos para as vitórias e um para os empates no ritmo de dez minutos por partida. No fim, em seção solene, com a presença de muitos populares e curiosos – atraídos pelo hino cubano interpretado pelo mestre Chacon. No fim, a organização premiou os seis com medalhas de ouro, prata e bronze.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.