Comerciários votam por trabalhar domingo

Assembleia ocorreu ontem à noite, na sede da Sociedade Espanhola, e quem desejar abrir as portas pode fazê-lo

Assembleia reuniu integrantes da categoria para tomar decisão

Uma assembleia realizada ontem pelo Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Livramento, deliberou pelo sim ante a proposta de trabalho no domingo vindouro, ante-véspera de Natal. Os comerciários assentiram à proposição que consiste em um valor determinado a pagar pelo dia, mais vale-transporte, no que tange aos lojistas. As lojas de rede, ao total de 9, já têm acordo prévio, mas a maioria não deverá abrir as portas no domingo. Da mesma forma, os supermercados também são regrados por legislação específica.

Comerciários votam para deliberar sobre trabalho no domingo

O presidente do Sindicato das Empresas do Comércio Varejista (Sindilojas), Pablo Escosteguy, ressaltou que as tratativas vinham evoluindo significativamente com o sindicato dos comerciários. Ele aguardava o resultado da assembleia dos comerciários, definida para a noite de ontem. O líder da área empresarial anotou que uma significativa parcela de empresários do ramo lojista já havia manifestado como desinteressante abrir as portas no domingo, em função dos custos, porém, uma outra parcela do segmento lojista, opostamente, acusou o desejo de trabalhar no domingo.

“Já havia uma convenção acordada, a qual previa pagamento de 100% do valor das horas trabalhadas, mais vale-transporte. Tenho o entendimento de que como já havia acordo, não teria motivo para chamar assembleia, mas, de qualquer forma, nós respeitamos a decisão e temos a convicção de que aqueles que desejarem trabalhar, terão essa possibilidade, da mesma forma que os empresários que quiserem abrir as portas, também poderão fazê-lo” – refere Escosteguy. O empresário destaca que as lojas de rede já haviam deixado manifesto o interesse em não abrir as portas no domingo, mas havia uma parcela de lojistas, principalmente da área de confecções e acessórios, que deseja ter a oportunidade de oferecer possibilidades de compras para a comunidade. “Todos serão contemplados, creio” – diz. 

Comerciários 

João Carlos Gonsales, presidente do Sindicato dos Comerciários: trabalhadores decidem pelo sim

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista, João Carlos Pereira Gonsales confirmou ontem, em assembleia, a expectativa que havia de parte de alguns trabalhadores de incrementarem seu orçamento para o Natal recebendo o valor pago no domingo, das 9h às 14h. Antes da assembleia, explicou que no sindicato foram realmente muitos os telefonemas ao longo da semana, com manifestações de empresários do comércio e trabalhadores informando o desejo de que fosse possível operar no domingo.

Gonsales entende que é o momento de possibilitar aos empresários que desejam abrir as portas, desde que cumpram com seus colaboradores. “Entendemos que é uma oportunidade de aumentar o faturamento, inclusive para fazer frente às despesas até de 13º salário, pois temos uma realidade visível muito clara do lado de Rivera, com muito faturamento e, do lado de Livramento, pouquíssimo” – referiu o líder comerciário.

Pablo Escosteguy, presidente do Sindilojas: perspectiva confirmada

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.