TEMPORAL

Ventos de 116 km/h destelharam residências, derrubaram postes da rede de energia elética e árvores por toda a cidade. Equipes da AES Sul viraram a noite e continuam recuperação todo dia

Um forte temporal, vindo do Uruguai. atingiu a fronteira na noite deste domingo, com chuva intensa, vendavais e muitos raios. Considerado uma das mais fortes tempestades dos últimos anos, o temporal deixou um rastro de destruição, derrubando várias árvores e postes de energia, destelhando casas, deixando várias pessoas sem iluminação e pessoas feridas. Na região, pelo menos uma pessoa morreu – em Salto, no Uruguai, uma mulher de 46 anos foi atingida por uma árvore que caiu em cima de sua casa.

Conforme a Estação Metereológica de Rivera, os ventos chegaram a 116 km/h, atingindo a fronteira no intervalo de apenas 10 minutos, entre às 20h15min e 20h25min. Por toda cidade, os estragos foram muito grandes. No km 05, a escola Célia Irulegui teve o teto arrancado pelo vento, o que provocou a suspensão das aulas nesta segunda-feira. No centro da cidade, também a escola General Neto teve o muro atingido por uma árvore derrubada pela força do vento. Na praça Oriovaldo Greceller, vários galhos de árvore quebraram e ficaram espalhados nos passeios e ruas do entorno.

Cabos de alta tensão ficaram suspensos sobre as ruas e calçadas em diversas ruas do centro, bairros e interior do município. Na rua Joaquim de Abriu Fialho, na vila Queirolo, dois postes cairam na rua e os moradores chegaram a ter que ajudar um motorista desavisado que estacionou o veículo justamente sobre os fios. Na rua Rivadávia Corrêa, próximo à agência central dos Correios, a queda de uma torre de radio amador também causou transtornos para o trânsito e risco para os transeuntes e motoristas.

No interior do município também ocorreram estragos significativos. Moradores de assentamentos relataram que diversas casas foram destalhadas pela força do vento e várias familias ficaram desabrigadas, sendo socorridas por vizinhos. Pelo menos duas pessoas tiveram que ser socorridas e levadas para o pronto socorro. Nas proximidades do aviário Nicolini, uma senhora sofreu um desmaio e foi socorrida por moradores e pelo Corpo de Bombeiros.

Outra situação semelhante aconteceu em uma residência na esquina da avenida Tamandaré e Salgado Filho, onde a moradora sofreu uma descarga elétrica e teve que ser levada para o hospital Santa Casa, onde permaneceu em observação.

O coordenador da AES Sul em Livramento, Robert dos Santos, confirmou que os estragos foram muito grandes, mas o levantamento completo do número de pessoas sem iluminação somente seria possível no final da noite. “Houve problemas em diversos pontos da cidade. A prioridade é resolver os casos que representam riscos para a população, e provavelmente vamos nisso toda a madrugada, e amanhã ainda durante o dia vamos, aí sim, inicial a recuperação dos estragos”, explicou.

O temporal passou por Livramento e causou estragos também em Rosário do Sul, Dom Pedrito, Santa Maria e outras cidades, seguindo em direção ‘a região metropolitana. Em Livramento, por volta das 22h30min, o céu já estava aberto, estrelado e a temperatura amena, apesar da possibilidade de precipitações de pequeno volume nas próximas horas.

 RCC FM mobiliza equipe e presta serviço para a população após a tempestade

A imprensa mais uma vez desenvolveu um trabalho muito importante após a passagem do temporal que atingiu a fronteira na noite de ontem. A Rádio RCC FM imediatamente mobilizou sua equipe de reportagem, em parceria com o Jornal A Plateia, e percorreu os principais pontos da cidade, transmitindo informações em tempo real sobre os problemas ocorridos, o que até mesmo ajudou as equipes da AES Sul para identificar os principais problemas.

Moradores de diversos pontos da cidade, que acompanhavam a programação da emissora, passaram imediatamente a entrar em contato com a rádio, pelo telefone, para informar sobre problemas de postes caídos, redes de energia penduradas sobre as calçadas e outros problemas, o que serviu para orientar os ouvintes sobre os riscos de transitar pela cidade após a passagem do temporal.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.