Produtores de leite de Livramento recebem kits de inseminação

Produtores de Leite de Sant’Ana do Livramento (Applesa) receberam kits de inseminação artificial do Programa de Melhoramento Genético da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo

Produtores da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Sant’Ana do Livramento (Applesa) receberam, na segunda-feira (10), kits de inseminação artificial do Programa de Melhoramento Genético da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). No total, foram adquiridos quatro kits para inseminação da empresa CRV Lagoa, contendo os seguintes utensílios cada: um botijão para sêmen com capacidade de 20 litros; 20 litros de nitrogênio; um aplicador universal para inseminação; um avental para inseminação; uma caixa de isopor 500 ml; um cortador de palheta para inseminação; um estojo para inseminação; uma pinça para inseminação; uma régua para nitrogênio; um termômetro digital; três pacotes de bainha para inseminação com 50 unidades; uma caixa de camisa sanitária para inseminador com 80 unidades; cinco pacotes de luva descartável para inseminação com 25 unidades; e 120 doses de sêmen bovino holandês (Ichant). Os botijões foram distribuídos para grupos de acordo com a proximidade entre as propriedades, ficando um produtor responsável em cada grupo para administrar a utilização de sêmen e a reposição de nitrogênio. Serão beneficiados neste projeto 19 produtores da Associação. Os produtores terão de efetuar o pagamento de 20% do valor de cada kit, no mês de novembro de 2013. O projeto para aquisição dos kits e o acompanhamento nas demais etapas do processo foram feitos pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Sant’Ana do Livramento. Estiveram presentes na cerimônia de entrega o coordenador regional da SDR, Horácio D’Ávila, o coordenador técnico da SDR, Alcedir Drum dos Santos, a zootecnista do escritório local da Emater/RS-Ascar, Lisiane da Silva Schlick, e os produtores da Applesa, acompanhados pelo presidente e secretário da Associação, Juarez Moreira e Servando Martins, respectivamente.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.