Atividade, ação e prevenção no Parque Internacional para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids

Exames rápidos, informação e conversa franca foram algumas das atividades que marcaram a manhã de ontem, no Parque Internacional

Com absoluta tranquilidade, santanenses, riverenses e turistas fizeram os testes rápidos que detectam a presença do vírus HIV. O resultado foi apresentado na hora

Uma significativa estrutura foi montada na manhã de ontem, no interior do Parque Internacional, para marcar a passagem do Dia Mundial de Combate à Aids. Em tendas reservadas, santanenses e riverenses puderam fazer testes rápidos e tirar as dúvidas sobre o fato de ser, ou não, considerado soro positivo. Para a coordenadora do Serviço de Atenção Especializada em Livramento, o SAE, Rosa Maria Corrêa Osório, a participação das pessoas é fundamental para que o combate à doença se dê com eficiência. “É importante salientar que quanto mais cedo a Aids é diagnosticada, maiores são as chances de fazer, através dos medicamentos, que os portadores tenham excelente qualidade de vida”, explicou ela.

A Coordenadora do Serviço de Atenção Especializada em Livramento, Rosa Corrêa Osório

Durante a ação, foram distribuídos preservativos e nas abordagens, as pessoas receberam informações, repassadas por profissionais especializados e acostumados a enfrentar o problema. “Temos um produto do Governo Federal que se chama “Fique Sabendo”, que são os testes rápidos e 100% seguros. Mostramos isso para as pessoas no Parque Internacional, além de repassar informações, aconselhamento e encorajar a muitos para que fizessem os testes, não apenas de HIV, mas também de Sífilis e Hepatice C, disse Rosa Maria Corrêa Osório, coordenadora do programa DST/AIDS em Sant’Ana do Livramento.

Todas as pessoas que fizeram os testes passaram por uma sessão de aconselhamento antes fazer o exame, para que o resultado não causasse pânico em caso de ser positivo. A medida fez com que um número grande de pessoas se voluntariasse para fazer ali mesmo, de forma rápida, eficiente e segura, o procedimento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.