Entenda como a escolha do PTB deflagrou desentendimento interno

Por convenção, a fim de que seja mais compreensível para o leitor, é preciso conceituar que os vereadores da bancada do PTB e seus indicados são quem compõem o futuro governo municipal. Há quem entenda que se eles integram o partido, representando-o em qualquer circunstância, é a sigla que está coligada com a administração Glauber-Edu. Os fatos que vieram se sucedendo nos últimos tempos, podem ser sintetizados em blocos, como em uma linha de tempo.

Os 15 fatos marcantes da polêmica 

Fato I – Glauber Lima e Edu Olivera (PT,PSD, PC do B) vencem a eleição 2012 com 14.883 votos (30,02% dos votos válidos) contra 13.681 votos (27,59% dos votos) do segundo colocado, Solimar Ico Charopen (PTB, PSC, PR)

Fato II – O prefeito eleito confirma que estará chamando todos os partidos para negociação, a fim de compor a governabilidade.

Fato III – Começam as conversações entre as lideranças do PT e os vereadores eleitos, a fim de definir eventuais alianças.

Fato IV – Glauber anuncia seu primeiro secretário: Fabricio Peres da Silva, da Administração, sendo também o articulador e negociador principal do PT

Fato VI – O governo anuncia quatro integrantes de seu futuro governo, todos do PT, e mantém conversações com várias agremiações, entre elas PTB.

Fato VII – O PP fecha questão, inicialmente, e decide não participar do governo eleito.

Fato VIII – A coligação vencedora aproxima-se de PTB e PDT.

Fato IX – O vereador Lídio Melado Mendes confirma que houve avanço na negociação com o governo eleito.

Fato X – O governo eleito anuncia, com a presença dos três vereadores eleitos do PTB, os nomes de dois secretários da sigla indicados por esses legisladores. O PTB está no governo.

Fato XI – Solimar Ico Charopen nega que o PTB integre o governo, afirma que não quer cargo, diz que não havia sido fechada questão pela necessidade de mais uma reunião, pede respeito e manifesta forte indignação com a situação.

Fato XII – Respondendo à manifestação de Charopen, Lídio Melado Mendes, durante participação na rádio RCC FM, afirma que o PTB está, sim, no governo Glauber, destacando que a liderança estadual, Luiz Augusto Lara, está ciente de todo o processo e da conclusão. Faz severas críticas a Charopen.

Fato XIII – No dia seguinte, o ex-coordenador de campanha Enrique Civeira e o primeiro suplente de vereador do PTB, Fernando Linhares, participam do programa Conversa de Fim de Tarde, manifestam que não houve democratização no processo de escolha, nem debates internos sobre a composição. Criticam severamente o vereador Melado, que, no mesmo programa de rádio, entrou no ar para negar acusação de estar atrasado com os repasses ao partido.

Fato XIV – Solimar Ico Charopen anuncia que vai fazer uma manifestação na próxima quarta-feira. Tentativas de contato telefônico com Luiz Augusto Lara, via celular, são frustradas: as ligações obtêm apenas as mensagens de caixa postal como resposta.

Fato XV – Lídio Mendes vai até a DPPA e registra boletim de ocorrência contra Enrique Civeira.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.