Campanhas de conscientização ainda são o principal método para aumentar o número de doadores de sangue

Na Semana Nacional de Doação de Sangue, principal objetivo é abastecer estoque para o fim do ano

O bioquímico e diretor do Banco de Sangue Marques Alves, Paulo Alves

Tendo iniciado ontem (19), e com previsão de término para o dia 26, a Semana Nacional de Doação de Sangue, lançada na cidade pelo Banco de Sangue Marques Alves, busca intensificar as informações à comunidade sobre a doação de sangue, através de palestras em escolas, guarnições, empresas, e outros locais. O Governo Federal instituiu esta semana no mês de novembro como forma de suprir a falta de estoques em unidades de saúde, comum entre os meses de dezembro e janeiro, período em que há diminuição do número de doadores em virtude das férias e festas. Nessa mesma época, há um aumento do número de acidentes, elevando a demanda de transfusão de sangue.

De acordo com a técnica em enfermagem Lisiane Furtado, nas campanhas realizadas pela unidade transfusional, são recebidos cerca de 100 doadores

Segundo o diretor do Banco de Sangue Marques Alves, o bioquímico Paulo Alves, o Banco de Sangue conta com uma média de 180 a 200 doadores na cidade. “Estamos preparados para eventuais emergências. Mesmo assim, é necessário que o número de doadores aumente, pois uma doação salva quatro vidas”, destacou o bioquímico. Ainda de acordo com ele, o mais importante é mudar a consciência do doador, para que este não doe sangue apenas quando um parente seu precisa. “Grandes aliados do Banco de Sangue são os quartéis da cidade. No entanto, gostaríamos que outras empresas também pudessem colaborar, pois quanto maior o número de doadores voluntários, maior é o estoque para a população”, salientou Paulo Alves.

Um dos principais fatores que ainda impedem que muitas pessoas doem é a má informação. “Existem muitos mitos na hora da doação, que só são eliminados através de palestras. Após esses eventos, o número de pessoas indecisas que passam a ser doadoras aumenta em torno de 25%, uma vez que elas recebem informações técnicas sobre o antes, o durante e o depois da doação”, explicou o bioquímico.

Atualmente, o sangue doado pode ser utilizado em pessoas que passam por cirurgias, sofrem acidentes e também em pacientes oncológicos e anêmicos.

Solidariedade também está no sangue.

Passe adiante.

Condições básicas para doar sangue:

- Sentir-se bem, com saúde;

- Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional;

- Pesar acima de 50kg;

- Ter entre 16* e 67 anos de idade.

*Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos com o consentimento formal do responsável legal, para cada doação. 

Segundo a técnica em enfermagem Santa Magna Flores, o estoque da agência transfusional é satisfatório

Recomendações para o dia da doação:

- Nunca vá doar sangue em jejum;

- Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;

- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;

- Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;

- Evitar alimentos gordurosos. 

Quem não pode doar?

- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;

- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;

- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e Doença de Chagas;

- Usuários de drogas;

- Aqueles que tiveram relacionamento sexual, com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses. 

O que acontece depois da doação?

O doador recebe instruções referentes ao seu bem-estar e cuidados que deverão ser tomados, tais como:

- Beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente;

- Não fumar nas primeiras 2 horas;

- Não praticar esportes radicais ou atividades de risco. 

O que acontece com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Os componentes são distribuídos para os hospitais e clínicas da cidade para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

Agência Transfusional

Na Santa Casa de Misericórdia da cidade, uma vez por mês, é realizada a coleta de sangue, que fica armazenado na agência transfusional do hospital. Esta agência, pertencente ao Hemocentro da cidade de Alegrete, realiza a transfusão nos pacientes da Santa Casa. Segundo as técnicas de enfermagem Santa Magna Flores e Lisiane Furtado, o estoque disponível na agência transfusional é satisfatório, uma vez que as campanhas são divulgadas na mídia e contam com a participação de familiares de pacientes, quartéis e supermercados. “Também temos o apoio da Secretaria de Saúde, que realiza o transporte do profissional para realizar a reposição do estoque”, disseram.

Ainda segundo as profissionais, os pacientes mais atendidos na unidade transfusional são os que fazem hemodiálise e quimioterapia.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.