- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Jovens do CLJ se reúnem em retiro no Santa Teresa

Posted By redacao On 18 de novembro de 2012 @ 11:15 In Geral | No Comments

Atividade iniciou na sexta-feira e termina no fim da tarde de hoje

[1]

Aproximadamente 100 jovens participam do 18º CLJ I da Diocese de Bagé

Durante o feriado extendido da Proclamação da República, um grupo formado por mais de 100 jovens está participando de uma atividade voltada totalmente ao conhecimento da palavra de Jesus.

Estes jovens santanenses participam do 18 CLJ I da Diocese de Bagé. Segundo Thiago Linhares, coordenador do evento que está sendo realizado na cidade, são três dias em que os jovens se isolam das atividades cotidianas e se aproximam de Deus. “Este evento é um retiro da igreja católica com cerca de 100 jovens que já participam, e que estão entrando neste movimento. O curso iniciou às 7h da manhã do dia 16 de novembro, e encerra neste domingo, às 20h, com a missa de chegada, que deve ser realizada na Igreja Matriz de Sant’Ana. Neste período, os jovens não têm contato com familiares e nem mesmo podem trazer consigo aparelhos celulares ou qualquer outro meio para se comunicarem com quem está fora do retiro”, destaca.

Podem participar jovens católicos, a partir dos 13 anos de idade. Além do retiro, acontecem, semanalmente, encontros na Igreja do Rosário e também Matriz de Sant’Ana, aos sábados, sempre às 15h. O Curso de Liderança Juvenil (CLJ) é um movimento eclesial leigo da Igreja Católica, voltado à evangelização de jovens de 13 a 18 anos. O CLJ iniciou na Igreja São Pedro, em Porto Alegre, no ano de 1974, e logo firmou-se como movimento Arquidiocesano. Hoje, está implantado em grande parte do Rio Grande do Sul, e em parte de Santa Catarina e Paraná. Ele está dividido em duas grandes partes, o CLJ Momento e o CLJ Movimento. Em 1976, foram redigidas as “Diretrizes e Bases do CLJ”, documento com o objetivo de nortear as atividades do movimento. Estas foram atualizadas no ano de 1985.

 Momento e Movimento 

CLJ Momento: curso de três dias (CLJ I) – é o que está ocorrendo na cidade – é precedido pela formação no pré-CLJ, que apresenta um momento de conversão, que sempre será uma experiência com Cristo. Para aprofundar a consciência do “ser Igreja” e do “sentir com a Igreja”, em vivência e reflexão, em vida e ação. Um ano depois de o jovem ter participado do CLJ I, o Movimento prevê o CLJ II, e dois anos depois o CLJ III. O objetivo é aprofundar a consciência do cristão, assumida no Batismo, confirmada no Crisma e renovada na recepção do Sacramento da Eucaristia, para ser testemunha, para servir, para influir e transformar. 

Primeira atividade 

O Primeiro Curso CLJ I Momento aconteceu nos dias 14 e 15 de julho de 1974, no Centro de Pastoral, atrás da Paróquia São Pedro em Porto Alegre. (Só em 1985, com a reformulação das Diretrizes e Bases, é que foram criados as divisões CLJ1, CLJ2 e CLJ3. Até então existia apenas o CLJ e o Curso de dirigentes do CLJ).

CLJ Movimento: é a vida continuada dinamicamente em grupos paroquiais (que se reúnem semanalmente). É a vida em comunidade, assumida pelos que fizeram o CLJ I e optaram pelo ideal proposto.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=59391

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2012/11/CLJ.jpg

[2] Santa Teresa realiza atividade comemorativa ao Dia do Estudante : http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=92320

[3] Grupo de jovens organiza doações: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=67870

[4] Festival de Artes Cristãs reúne jovens talentos: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=57094

[5] Arraiá do CLJ já tem data prevista: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=38722

[6] O poder da leitura: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=128028

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.