Lei da Cadeirinha reduz mortes de crianças

Livramento, aos poucos, também se adequou à lei, e fiscalização não tem encontrado motoristas que descumprem a norma de segurança

Dois órgãos fiscalizadores do trânsito em Livramento confirmaram que o condutor que circula na região da Fronteira da Paz acabou se adequando à Lei da Cadeirinha.

Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde, as mortes de crianças de até 10 anos de idade, que estavam sendo transportadas em automóveis, reduziram 23% após um ano da entrada em vigor da Resolução nº 277, de 28 de maio de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conhecida como Lei da Cadeirinha. 

Rodovias 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, posto de Livramento, atualmente não estão ocorrendo problemas pela falta de utilização do equipamento nas rodovias federais. “Dificilmente pegamos alguém sem a cadeirinha, mas há alguns meses, as dúvidas ainda eram muitas”, destacou o inspetor Gilmar Stocher.

Stocher também ressaltou que os condutores devem ficar atentos, pois o equipamento (cadeirinha), não pode estar solto no banco, assim também como a criança tem que estar utilizando o cinto previsto para cada idade.

Se por ventura é verificada a falta do equipamento, o veículo fica impedido de seguir viagem e o Código de Trânsito Brasileiro – CTB prevê a retenção do veículo como medida administrativa. “O condutor somente poderá prosseguir com o equipamento. A multa prevista é gravíssima, com R$ 191,00 e 07 pontos na carteira”, alertou o PRF, ressaltando que o mais importante é a conscientização dos pais, no sentido de preservar a integridade física dos filhos. 

Área urbana 

Dentro da cidade, também os condutores estão se adequando, e segundo o inspetor de Trânsito Municipal, Glênio Melo, também não vêm sendo verificadas irregularidades neste sentido. “Os condutores estão bem educados. Antes do reforço da Lei, observávamos muitas crianças soltas e até mesmo no banco da frente dos carros, agora isso mudou”, destacou o inspetor.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.