- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Itacir: UNINDO CAMPO E CIDADE

Posted By redacao On 28 de outubro de 2012 @ 11:24 In Eleições,Política | No Comments

Eleito com 711 votos do total validado, quer dispor mandato para a coletividade

[1]Natural do município de Sarandi, o vereador eleito Luis Itacir Soares nasceu em 10 de outubro de 1968. É filho de Adão Soares e Amélia Lima Soares. Tem seis irmãos e considera sua mãe a pessoa mais importante de sua vida.

Estudou até a quinta série, quando tinha que percorrer nove quilômetros a pé para poder estudar na escola Passo da Entrada. Fez essa trajetória dos sete aos doze anos. É formado em Administração Cooperativista pela Universidade de Mondragon, na Espanha.

Em sua adolescência, sonhava em conquistar um pedaço de terra para trabalhar e melhorar as condições de sua família, por isso, com 16 anos passou a fazer parte da Pastoral da Juventude da Igreja Católica e entrou para o Movimento Sindical e MST. 

Infância 

“Meu pai sempre trabalhou de meeiro e diarista e lembro que com pouco mais de cinco anos, eu o acompanhava em seu trabalho. Lembro que em 1974 estávamos inscritos para ir para Mato Grosso nos projetos de colonização que na época eram organizados pelo Incra. Estávamos com a mudança pronta e devido à gravidez de minha mãe estar avançada, meu pai optou por ficar provisoriamente em uma propriedade de minha tia. Não tendo para onde ir, ficamos aguardando uma solução para o caso” – lembra ele. “Passamos um tempo com minha tia, quando o Incra conseguiu um alqueire de terra em Ronda Alta na localidade chamada Passo da Entrada, onde permanecemos até 1981. Foi neste mesmo ano que meu pai resolveu acampar na Encruzilhada Natalino, e em 1983 fomos assentados no município de Salto do Jacui, na localidade de Rincão do Ivai” – conta. 

Política

Fazendo parte do MST, Itacir conta que ingressou na vida política aos 18 anos, como militante do Partido dos Trabalhadores, no município de Salto do Jacui. “Eu sempre sonhava em ver um Brasil com mais oportunidade e igualdade social para todos os brasileiros, por isso resolvi fazer parte de um partido” – relata.

O vereador eleito também faz questão de recordar alguns momentos que considera marcantes em sua vida. “O Massacre no despejo da Fazenda Santa Elmira me marcou muito, a mim e a todos meus companheiros. Outro momento que posso citar como importante em minha vida foi a conquista do meu pedaço de terra em Sant’Ana do Livramento”- ressalta. 

Vida Pessoal 

“Considero-me uma pessoa que está sempre de bem com a vida, sou casado há 23 anos com Cleonice de Souza Oliveira, minha companheira a quem respeito e pela qual tenho muita admiração. Dessa relação, tivemos quatro filhos: Elissandra, Fabiana, Francieli e Alessandra. E para nossa alegria já temos um neto, o Willian, que está com cinco anos”. 

Lazer 

“Gosto de jogar futebol com meus amigos e não dispenso um jogo de bocha com os companheiros” – ressalta.

O vereador eleito costuma assistir noticiários e jornais, mas também ao lado da esposa e filhos gosta de ver a novela das nove. “Considero que os jornais que trazem notícias são fundamentais para me manter informado de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Até pela minha trajetória, e agora com o importante papel que irei desempenhar essas informações serão muito necessárias”.

——————————-

O novo legislador faz uma leitura da realidade enfocando as transformações desta época. “Vejo que o Brasil está passando por um momento muito favorável no que se refere à economia e principalmente pela implementação de programas sociais que estão sendo colocados em prática. Cito aqui programas que acho que são relevantes: o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos, Água para todos, Bolsa Jovem; programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar e as bolsas de estudo que facilitam o ingresso da nossa juventude no ensino superior. Temos muitos caminhos para percorrer. É o que também acontece aqui em Livramento, sabemos que existem muitas questões a serem resolvidas nas áreas de saúde, educação, transporte coletivo, estradas e água para o meio rural, iluminação, dentre outros” – opina.

Em relação a suas perspectivas atuais e os projetos para o futuro, Itacir ressalta que pretende cumprir o mandato como legislador. “Sou vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores e tenho como objetivo fazer um mandato voltado aos interesses de toda a comunidade. Pretendo ser um guardião do projeto do nosso Governo, do companheiro Glauber Lima” – ressalta.

Em relação ao retorno que pretende oferecer à sociedade, seguindo a linha que já desenvolve como cidadão, Itacir destaca a responsabilidade do mandato. “Trabalho com honestidade e muita responsabilidade, zelando sempre pela ética na política e, com certeza, serei propositivo em todas as questões que visem à melhoria das condições de vida de todos os santanenses. No trabalho desenvolvido durante dez anos na Cooperforte, conseguimos organizar a produção dos assentados e pequenos produtores e hoje somos uma das maiores bacias leiteiras do interior do Rio Grande do Sul”- destaca.

“Moro no assentamento São Leopoldo, mas Livramento é a terra que me adotou há 21 anos. Portanto, trabalharei para o desenvolvimento desta comunidade, tanto no campo, quanto na cidade. Um dos lemas de nossa campanha foi unir o campo e a cidade, e é com essa meta que começo meu mandato de vereador e com esse objetivo viverei até o último dia de minha vida”- conclui o legislador eleito.

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=57025

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2012/10/vereador_itacir_MP-1.jpg

[2] Hanney Cavalheiro: a volta, com fé em Deus: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=57173

[3] NOTAS: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=112829

[4] Vereador defende mais técnicos para o meio rural: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=104295

[5] Reunião viabiliza votação: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=80617

[6] PTB fará eleições no dia 28 de abril: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=76660

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.