Simulado de acidente testará sistema de socorro de Livramento

A mobilização dos grupos inicia por volta das 14h, e a partir das 15h inicia o exercício simulado, na localidade conhecida como Trevo da Faxina

Tenente José Henrique Martins Rodrigues, durante reunião realizada ontem, no Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel-Universidade Federal de Pelotas

O Corpo de Bombeiros e demais órgãos ligados às ações de salvamento e de saúde realizam, amanhã (25), um exercício simulado previsto dentro do Plano de Contingências, o qual vem sendo preparado em Sant’Ana do Livramento.

No início da tarde de ontem (23), por volta das 14h, foi realizado no Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel-Universidade Federal de Pelotas, uma reunião preparatória para o exercício, com a presença de instituições responsáveis pela operacionalização do Plano de Contingências e Exercício Simulado. 

Bombeiros 

Segundo o comandante da 1ª Seção de Combate a Incêndios de Sant’Ana do Livramento, 1º tenente José Henrique Martins Rodrigues, o simulado ocorrerá a partir das 15h, no Trevo da Faxina, na BR-158, e contará com a participação de várias instituições, as quais atuarão conjuntamente. “Temos em vista o momento que vivemos em nossa Fronteira, entre Livramento e Rivera, especialmente relacionado com a grande concentração de veículos e turistas e ainda com a expectativa do aumento gradual do trânsito de pessoas, sobretudo com a realização de dois grandes eventos esportivos: a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, que repercutirão nesta região. Considerando, ainda, o risco potencial de acidentes com múltiplas vítimas, nas rodovias de acesso a Livramento – BR-158 e BR-293 e por extensão a BR-290 -, além da malha viária uruguaia, decidimos por juntar esforços na construção de um Plano de Contingências para o município e da mesma forma para toda a Fronteira, visando ao atendimento integrado de ocorrências envolvendo emergências em acidentes com múltiplas vítimas e veículos, com o objetivo de proporcionar resposta adequada e atendimento pré-hospitalar, hospitalar e remoções eficientes para outros centros”, destacou em nota o comandante.

Ainda conforme o comandante da 1ª Seção de Combate a Incêndios de Livramento, durante o simulado, estará sendo utilizado um micro-ônibus e um automóvel pequeno no suposto acidente, com várias vítimas, entre elas crianças, homens e mulheres.

Então, conforme o que ficou definido durante a reunião de ontem, o exercício simulado, que foi idealizado pelo Corpo de Bombeiros de Livramento, contará com a participação do Corpo de Bombeiros de Rivera, no Uruguai, bem como a Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Samu-Salvar, Movilcor, Prefeitura Municipal, Santa Casa e CHS Santanense, além da Guarnição Federal do Exército Brasileiro, 7º RCMec e 2º Bia AAAé e Defesa Civil do RS e municipal.

A mobilização dos grupos inicia por volta das 14h, e a partir das 15h inicia o exercício simulado, na localidade conhecida como Trevo da Faxina, palco de vários acidente reais, inclusive com mortes. “Além de poder dar uma dimensão da nossa rede de salvamento e atendimento em acidentes com múltiplos feridos, também poderemos treinar as equipes para o caso de grandes acontecimentos e catástrofes. Além disso, queremos mostrar para o Estado e País, a verdadeira realidade de Livramento com relação a este tipo de situação”, destacou o tenente Martins. 

Agende-se

O que?
-Exercício simulado de acidente com múltiplos feridos.
Quando?
-Quinta-feira, 25 de outubro, às 15h.
Onde?
-No Trevo da Faxina, BR-158.
Objetivo:
-Testar o pronto-atendimento dos órgãos ligados ao socorro e capacidade hospitalar.

JORGE FLORES
jorgeflores@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.