Tati, foco no social e vontade de aprender

A mais jovem eleita em 7 de outubro firma compromisso de provar qualidade como legisladora com muito trabalho

Nome: Tatiane Marfetan Jardim

Idade: 24 anos (09/12/1987)

Naturalidade: Sant’Ana do Livramento

Estado Civil: Casada

Ocupação: Empresária

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Tatiane Marfetan, a Tati, foi eleita vereadora pelo PTB com 844 votos (1,70% dos votos válidos no município) e confessa que foi tomada pela surpresa quando ouviu a notícia de que estava eleita. Candidata pela primeira vez, sem qualquer experiência na área política, a jovem casada com Fernando da Rosa Nobre há seis anos, mãe de Léo Felipe (3 anos) confirma que já aprendeu a conciliar as atividades com o lar. Atualmente cursando o Técnico em Radiologia, quer aprender e dedicar sua força de vontade para o trabalho em prol da comunidade, conforme deixa muito claro. Tati é filha de Idilio Jardim, caminhoneiro, hoje aposentado, aos 77 anos e morando em Livramento, e de Sonia Rodrigues Marfetan – atualmente residindo no Paraná.

Nascida e criada na vila Xisto, no Grande Wilson, Tatiane teve uma infância tranquila e desde pequena adorava concorrer nas disputas de beleza. “Meu pai era caminhoneiro e minha mãe dona de casa. Sempre trabalharam muito, com esforço e sacrifício. Desde pequena aprendi a limpar a casa, lavar roupas, e mesmo participando dos concursos de beleza – que geravam até ciúmes e muita preocupação em meu pai – sempre fui humilde e continuo sendo. Vaidosa, feminina, mas humilde. Sei o que é trabalhar de sol a sol e nunca deixei minha equipe, na campanha eleitoral, trabalhando sozinha. Fui junto a todos os bairros, minuto a minuto. Agradeço ao meu pai, a minha irmã, Andrea, que veio de Porto Alegre para ajudar, a minha madrasta, Adriana, e a todos que apostaram e confiaram no meu potencial” – relata.

Tendo participado de vários concursos, como o Garota Verão, em três oportunidades 2002, 2004 e 2006 – quando ficou entre as 10 finalistas, Tatiane não nega sua origem nem a trajetória. Foi Garota RCC, Glamour Girl, Rainha do Brangus e Angus, Soberana do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, entre vários outros títulos que colecionou. “Podem ter certeza que não sou apenas um rostinho bonito na política. Quero aprender e já estou estudando para trabalhar muito, pois sempre trabalhei, desde os 16 anos de idade. Inclusive, quando fui eleita Soberana do RS, cheguei a ser convidada para atuar como modelo, mas nunca quis deixar a minha terra, a minha gente de Sant’Ana do Livramento” – conta. Relata que chegou a residir durante um ano em Porto Alegre, onde moram sua irmã e a sobrinha, mas não se adaptou. “Tive que voltar para casa. Não gostei e por isso nunca quis sair da cidade” – refere.

A mais jovem vereadora da próxima legislatura informa que começou a trabalhar aos 16 anos, tendo que conciliar o trabalho com o Ensino Médio – tendo passado pelo Santanense, Instituto Livramento e Estadual Liberato. O ensino fundamental, até 3ª série, ela cursou no Pacheco Prates. “Fui rainha da banda do Estadual” – conta. Ela lembra que durante sua trajetória, foi secretária no DETRAN, trabalhou com vendas na B2, foi estagiária na Caixa Federal – onde conheceu seu esposo que foi até o banco abrir uma conta -, atuou na área de atendimento do Espaço Vida e também virou empresária, na Imagem. “Sempre tive força de vontade em querer vencer, e na política não será diferente. Não tenho nenhuma experiência, mas vou aprender da forma correta para fazer o que é certo. Fui convidada pelo Ico Charopen para concorrer a vereadora, pois estou filiada ao PTB há oito ou nove anos, e aceitei. Não tenho e nunca tive o desespero que muitos têm pelo dinheiro. O dinheiro é um mero complemento, porque o principal é fazer pelas pessoas. Vem da minha criação, do que meus pais, que me ensinaram ajudar as pessoas, fazer o que posso, cuidar delas. E assim pretendo agir, por amar a cidade e ter carinho pelas pessoas daqui. Sempre ficava triste quando encontrava um amigo ou uma amiga que me dizia: eu vou embora, porque aqui não tem nada, nem trabalho” – recorda. “Foi por isso que aceitei ser candidata, para trabalhar para ajudar a gerar empregos, melhorar a saúde, com honra, garra e vontade” – conta.

Em casa, Tatiane ressalta que faz o tipo mãezona, faz questão de vestir, arrumar, pentear o filho, levar e buscar na escolinha, dar banho no Léo e zelar pela família. “É meu foco, minha família. Sei cozinhar, mas não faço, porque tenho hoje uma pessoa que me ajuda. Preocupo-me com o Léo e o meu esposo” – conta.

A vereadora eleita afirma que gosta de esportes, especialmente ciclismo, mas nunca fez academia de ginástica. “E sou comilona, adoro comer, doces e churrasco, principalmente. Adoro” – refere, destacando que gosta de bons vinhos e quando está em casa, adora música, e todos os gêneros.

Tatiane afirma que não é muito afeta à leitura de livros. Afirma que adora estar na rua, passeando com a família, levando o filho na pracinha. “Não consigo ficar em casa, gosto do contato com as pessoas. Sempre fui assim. Hoje, se estou em casa, assisto muito os desenhos na TV, com o Léo. Minha vida é simples” – refere.

A jovem vereadora destaca que pretende ter um bom relacionamento, baseado no respeito, com todos os legisladores. “Agora a gente tem que esquecer as questões de partidos e formar um grupo. Quero ser unificadora. Acho que vão me apoiar, porque eu luto e vou lutar muito para colaborar com o desenvolvimento da cidade. Fui votada para ser legisladora e quero ser vereadora” – afasta, questionada sobre a possibilidade de exercer outra função pública.

Saúde, a área social, capacitação dos jovens, ocupação para os idosos serão, entre outras, as bandeiras que Tatiane Marfetan pretende trabalhar no Legislativo. “Saúde será meu primeiro foco. Tem que melhorar o atendimento para as pessoas. Tem que haver dignidade e solução” – conta. Refere, ainda, a necessidade de gerar empregos para os jovens, a partir de indústrias de todos os tamanhos que devem ser trazidas para Livramento com incentivos. “É a forma de gerar ocupação, reduzir a ociosidade da juventude. Temos que oferecer a eles qualificações” – conta.

Em relação ao novo governo, deixa clara sua posição. “Somos três vereadores do PTB. Eu vou votar aquilo que for a favor da população e serei contra o que entender que não seja adequado. Vou conversar com meus colegas e com a comunidade santanense para ver que decisão tomar, mas tem um detalhe: sou PTB, mas não farei oposição radical ao governo municipal. Saberei honrar esses 844 votos de confiança que depositaram na minha pessoa. Quero trabalhar muito pelo social. Vou aprender como as coisas funcionam, pois na verdade, e sou sincera, não me preparei para ser candidata. Não deu tempo durante a campanha, mas consegui chegar a toda a cidade. Vou estar sempre à disposição da população, seja no meu gabinete, na Câmara de Vereadores, seja nos bairros e vilas. Quero dar meu melhor e fazer as coisas acontecerem, para jovens, crianças, idosos, todos os cidadãos” – complementa.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.