- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Danúbio quer ser a voz da população

Posted By redacao On 18 de outubro de 2012 @ 10:48 In Eleições,Política | 1 Comment

Radialista, após emplacar eleição na primeira candidatura, quer colaborar para as transformações sociais e estruturais na cidade

[1]Danúbio Barcellos de Gusmão, 49 anos, não esconde que seu ingresso na política foi por indignação com a situação. Considera-se otimista e dedicado às causas que abraça. Nascido no dia 9 de fevereiro de 1963, filho de Danúbio Rodrigues de Gusmão e Vany Barcellos de Gusmão, Danúbio Barcellos é casado com Tania Mara Pintos e pai de Tainara (10 anos). Nasceu e viveu até o casamento na Rua Tiradentes, Vila Honorio Nunes – rua que culmina no Estádio do Grêmio Santanense. Não por acaso, o vereador eleito pelo PP com 847 votos, é torcedor do alvi-rubro santanense. Já em Porto Alegre, é Internacional.

Danúbio conta que seus avós maternos moraram praticamente toda a vida em um cantinho à esquerda da entrada do campo do Colorado Santanense.

Fez o primário no Colégio General Neto e o segundo grau – “como se dizia antes” – na Escola Alceu Wamosy. Recorda: “No General Neto, participei da Banda Folclórica, a única do Estado na época, e depois no Alceu Wamosy fui um dos fundadores da banda da escola. Sou apaixonado por bandas!”.

O radialista recorda que seu primeiro emprego com carteira assinada foi na Loja Obino, como vendedor. “Depois, por ter um perfil dinâmico e comunicativo, fui contratado pelo Bradesco e passei a trabalhar na Corretora de Seguros do banco durante 10 anos, conciliando rádio à noite e aos fins de semana. Tive uma passagem rápida pela Souza Cruz (3 meses) não me adaptando ao ramo, nem ao estilo de trabalho, até porque tinha que viajar, não podendo estar no rádio” – conta.

O rádio, para ele, é uma paixão, tanto quanto a comunicação.

“Na verdade, desde criança eu gostava de ouvir rádio! Meu avô paterno, o vô Francisco, que morava ao lado de casa, todas as manhãs acordava cedinho, sentava na frente de casa com o seu rádio transistorizado pra ouvir as grandes rádios do Brasil. Lembro-me que ele fazia coleção de rádios. Os estragados, e de vez em quando até alguns bons, ele dava pra mim! Ele também gostava de fazer discurso nas festas da família! Eu fui crescendo e convivendo com isso. Comecei a sonhar e a me imaginar sendo locutor de rádio. Mas minha voz era sem graça. Faltava jeito. faltava tudo. Mas para que um sonho aconteça, primeiro tem que querer. E eu queria” – relata. Na época, existia somente a Rádio Cultura em Livramento. Lembra que em seguida surgiram a Maratan, a Alvorada FM e as rádios foram surgindo. “Foi numa gravadora, a DBV Publicidade, do Danilo Valença, isso na década de 80, que eu pude ter um contato mais profundo com o mundo da mídia e do rádio. Mas como tudo tem seu tempo, primeiro fui vender publicidade. Mais adiante, em 1983, resolvi tentar minha primeira cartada no rádio. Fui na Rádio Cultura e levei a ideia de um programa. O gerente na época, Fernando Tasso, foi atencioso comigo e me disse: “Se trouxeres tanto em patrocínio, o programa é teu! Em poucos dias, eu estava de volta com vários contratos, e no dia 23 de setembro eu começava o Programa De Jovem para Jovem, aos sabados. Daí em diante, passei pela Maratan AM, voltei para a Cultura até alcançar outro grande sonho: a RCC FM” – comenta. 

O sonho sendo realizado 

Danubio Barcellos faz questão de narrar sua entrada na RCC FM. “Eu estava na Cultura AM, mas sonhava em trabalhar na RCC. Na época, o gerente era o Valdir Penedo. Então, eu passava seguido na frente da rádio, e quando encontrava o Penedo eu pedia emprego. Um dia, peguei o Penedo inspirado e ele me disse: ‘Tchê, guri, vou te arrumar um horário na noite e conforme tu te sair, a gente conversa. Em poucos meses, eu estava de dono da manhã da RCC” – conta, lembrando que algum tempo depois, Valdir Penedo foi convidado para assumir a sociedade da Rádio Lider FM. “Lá se foi o Penedo. Na época, o proprietário da RCC FM era o Elson Macedo. Eu, como sempre, pensando lá na frente, disse ao Elson que tinha um projeto para a RCC FM. Nova programação, festas, etc. A princípio, ele achou uma audácia da minha parte. Então, eu pedi três meses para tentar. Em dois meses, a RCC FM revolucionou a cidade. Voltaram as gincanas! Abrimos clubes que estavam sem atividade. Criamos inúmeras promoções. E a RCC virou a sensação do momento” – relata.

Em 2003, Danúbio aceitou um convite para trabalhar em uma rádio em Santa Catarina, segundo refere, por gostar de desafios. Lá ficou por um ano, mas por motivos familiares voltou para a RCC FM, já sob a direção da família Badra. “Nessa nova fase da RCC, assumi o programa Jornal da Manhã, o programa Manhã Light e fazia a mesa de áudio no Canal Livre, também com participação. Nessa nova fase da RCC FM criei os programas Falando em Saúde e Especial Grandes Nomes. Até o dia 29/06/2012, estive no ar praticamente de segunda a sábado, das 7h45 até as 13h, com muita dedicação e amor ao rádio e aos meus ouvintes” – conta.

De acordo com Danúbio Barcellos, no programa Jornal da Manhã, pela sua característica interativa, onde de várias formas o ouvinte pode se manifestar, foi que o sentimento de indignação tomou conta. “De mim e dos meus ouvintes. E da população! Foi dessa forma que eu conheci a situação em que nosso município se encontrava e se encontra atualmente. E foi por isso que resolvi tomar uma das decisões mais difíceis da minha vida. Deixar o rádio em segundo plano. Ao longo de minha trajetória, sempre recebi convite de todos os partidos para me candidatar, mas nunca aceitei, até porque não me sentia preparado. Mas com o meu amadurecimento e com o contato diário dos ouvintes todas as manhãs, reclamando da iluminação, buracos, saúde, trânsito, educação, etc, um dia recebi a ligação do Sergio Oliveira, presidente da ACIL, dizendo que sabia como resolver os problemas de Livramento. Fui ouvi-lo e, a partir daquele momento, eu passei a acreditar que nosso município poderia encontrar o rumo do desenvolvimento! Por isso, me candidatei a vereador” – relata.

Para assumir a candidatura, uma das solicitações que informa ter feito ao PP foi que não se realizassem coligações. “Não queremos quantidade, mas sim qualidade” – repete. No legislativo, o vereador progressista pretende trabalhar para encaminhar transformações, exercendo as funções de fiscalização do Executivo, indicando e solicitando providências, visando concreta qualidade de vida para a população. “Entendo que iluminação é qualidade de vida e segurança. Meu mandato estará atento a isso. Outro ponto. Além de mais Postos de Saúde nos bairros, precisamos de médicos, e qualificar o atendimento na recepção. As pessoas não podem ficar tanto tempo esperando nas filas. Isso será fiscalizado cotidianamente e totalmente informatizado” – especifica.

Danúbio Barcellos, quando está em casa, gosta de assistir futebol, brincar com seus cães e com a filha, além de estar em permanente trabalho produtivo de estúdio e pesquisa na internet. Não revela se é bom de panela, mas confirma que se defende na cozinha. Apreciador de uma cerveja gelada e praticante de futebol, caminhada e ciclismo amador, gosta de circular pelas ruas da Fronteira, observando. Aliás, em relação a isso, afirma haver necessidade de ações localizadas no trânsito. “Temos que encontrar formas, juntos, de reduzir os incontáveis acidentes na entrada da cidade, pela Vila Kenedy! Nas três rótulas em direção ao Porto Seco, que na verdade nem são rótulas, além do estacionamento no centro da cidade, que é raro” – diz.

“Considero vergonhosas as duas entradas principais da cidade. As BRs 158 e 293 precisam ter pórticos bonitos com iluminação e ornamentação. A cidade precisa estar limpa, agradável. Não só para os turistas. Para nós, santanenses, em primeiro lugar e, claro, para todo aquele visitante, turista ou familiar que vem à Fronteira” – afirma.

Entre as ações do mandato, Danúbio Barcellos pretende que as escolas locais incentivem mais o esporte e a educação física. Quer propor o retorno das competições entre escolas, entre outras atividades voltadas à cultura e a música, como festivais de bandas escolares, festivais de música nas escolas. “Mas também é essencial a valorização do professor sob todos os aspectos, desde qualificação até o financeiro” – diz. “Vou estar atento aos cuidados com cães, gatos e cavalos. Castração, esterilização, vacinas, etc. Também com as instalações e pessoal especializado” – adverte. Também pretende a operacionalização atualizada de uma página na Internet da Câmara de Vereadores com uma rádio web para transmitir ao vivo as sessões do Plenário. “Cada vereador terá o seu espaço para divulgar suas ações, receber mensagens dos seus eleitores e interagir com a comunidade, mas principalmente, a população saberá o que seu vereador faz, como pensa e o que opina” – diz.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=55804

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2012/10/DANUBIO-BARCELLOS-PERFIL-CLAREAR_MP.jpg

[2] EDU, DO GABINETE MÓVEL AO DE VICE-PREFEITO: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=57665

[3] Ivan Garcia: mandato a serviço da ação prática: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=57430

[4] HELIO BENIA: LIÇÕES APRENDIDAS EM CASA PARA LEGISLAR: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=56910

[5] Jansen Nogueira: o primeiro brigadiano na Câmara: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=56766

[6] Xepa Gisler, uma herança política como missão: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=56441

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.