Hoje, 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico

Mesmo com o nível de modernidade que a medicina alcança a cada dia, nada é mais importante do que o contato médico-paciente

Outubro traz consigo datas especiais: Dia das Crianças, do Professor e também o Dia do Médico. As datas estão intimamente ligadas, a criança por si só corresponde ao primeiro estágio da vida – vale registrar que a mesma será cuidada por um médico e ensinada por um professor – o professor prepara todos os médicos e, por fim, o médico torna-se responsável pela saúde e bem-estar de todas as pessoas. Estes profissionais não são simplesmente pessoas que viraram médicos, eles nasceram médicos, foram escolhidos para zelar pela vida do próximo. Portanto, ninguém será um médico porque quis, mas sim porque foi escolhido.

Muitos estão hoje em atividade por herança de profissão de seus antepassados, mas carregam em si o DNA de quem nasceu para fazer o bem ao próximo, de quem veio para salvar vidas. Muitas pessoas pedem a Deus que ilumine as mãos de cada um dos profissionais que estão em uma sala de cirurgia, em um consultório ou até mesmo na casa de um paciente, mas mal sabem estes que Deus os acompanha em cada decisão, em cada segundo de trabalho de suas vidas. Hoje, 18 de outubro, é apenas um dia, de todos os outros que passam no ano, e que deve ser lembrado por quem não tem hora, nem dia para zelar pela vida.

No dia 18 de outubro, comemora-se o dia daquele que se preocupa com a nossa saúde: o médico, seja pediatra, ginecologista, oncologista ou clínico geral, não importa a especialidade. A data foi escolhida em homenagem a São Lucas, padroeiro da medicina, e consta como dia do santo pela tradição litúrgica. São Lucas exercia a profissão de médico e também tinha vocação para a pintura. Escreveu o terceiro evangelho e o “ato dos apóstolos” da Bíblia Sagrada.

Acredita-se que veio de família abastada, pelo seu estilo literário.

A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem, de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las e deriva do verbo latino mederi, que significa curar e tratar. A ciência surge de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares (como tomar banho frio para baixar a febre, por exemplo). Somente no fim do século é que se inicia a medicina moderna, com o estudo da anatomia humana.

Em 1543, o médico André Vesálio publica “A organização do corpo humano” com descrições e detalhes do corpo humano, representando um grande avanço na medicina ainda incipiente. Para conceber a obra, André usou a técnica de dissecação de cadáveres, tendo sido, por isso, condenado à morte pela Inquisição.

Por Leo Silveira
leo.aplateia@hotmail.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.