Dagberto: “Pedi para ser situação”

Com potencialidade para liderar a bancada do PT na futura composição do Legislativo, eleito agradece votação

Nome: Dagberto Cezarino dos Reis

Idade: 50 anos (09/09/1962)

Naturalidade: Sant’Ana do Livramento

Estado Civil: Casado

Ocupação: Radialista e Redator

Escolaridade: Superior Completo

Dagberto Cesarino dos Reis, ou simplesmente Dag Reis, como é mais conhecido nas rodas carnavalescas e da área de comunicação, quer cumprir o mandato parlamentar na Câmara de Vereadores, por entender que ali poderá ajudar o governo Glauber Lima. O comunicador, que iniciou seu envolvimento político no movimento estudantil nas escolas Ciryno Luiz de Azevedo e Instituto Estadual de Educação Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha, foi cabo do Exército Brasileiro, após ter começado a trabalhar aos 14 anos de idade e tendo passado pela Swift Armour. Frequentou o curso de Redator Auxiliar, passando a atuar na função jornalística na Folha Popular, depois, em A Plateia, mas seu grande elemento é o rádio. Começou no Esporte, passando para o jornalismo, e daí, tornou-se apresentador, levando ao ar, por muitos anos, o Hoje Atualidades, na Rádio Maratan e, algum tempo depois, o Correspondente Cultura, na Pioneira. Teve passagens por outras emissoras, inclusive em FM, mas mantém-se na Cultura.

Filiado ao PDT, integrou o governo do ex-prefeito Elifas Simas, como assessor de imprensa de 1996 até 2000, quando concorreu pela primeira vez a vereador, obtendo 464 votos. Já filiado ao PT, atuando como sindicalista, no Sindicato dos Radialistas – o qual presidiu em várias oportunidades – e no conselho de Saúde, em 2004 concorreu pela segunda vez, chegando a 2004 votos. Ficou fora do Legislativo, pois a legenda não teve suporte de votos. Em 2008, disputou novamente a eleição, alcançando 1011 votos, ficando fora por 69 votos. Naquele então, seu partido elegeu um único vereador, o hoje prefeito eleito Glauber Lima. Quando este assumiu função no governo do Estado, Dagberto, que era coordenador regional do mandato da ex-deputada Emilia Fernandes, assumiu a titularidade da vaga petista na Câmara, atuando como vereador por 11 meses, granjeando experiência. “Adquiri muita bagagem, especialmente atuando na coordenação da deputada Emilia e depois, quando, como suplente, assumi a legislatura do partido na Câmara. Foi excelente para aprendizado” – refere.

Domingo passado, Dagberto Reis ficou com a primeira vaga dos quatro representantes que o PT elegeu. Alcançou 1.168 votos, ou 2,36% dos votos válidos.

Também ressalta que sua experiência provém dos dois mandatos frente à Liga de Carnaval, de 2006 a 2009, assim como da atuação como presidente da Escola de Samba Império da Zona Sul. “Meu mandato está comprometido com os setores com os quais dialogo, os pequenos agricultores e agroindústrias, cooperativas, produtores da agricultura familiar, fruticultura, vitivinicultura, do mel, e com o cidadão santanense, independente de sua origem” – acrescenta. “Eu pedia para as pessoas o voto, dizendo que queria ser situação, porque quando assumi os 11 meses como vereador, encaminhei 200 pedidos de providência ao Executivo e não fui atendido em sequer um deles. Era oposição” – conta.

Formado como tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pampa, nascido em Livramento, casado com Ana e pai de William, o vereador eleito faz um agradecimento à militância que o auxiliou na campanha, assim como à população santanense. “Fiz votos de forma pulverizada em todos os bairros e vilas e no centro e, ainda, na zona rural, inclusive com pessoas que trabalharam anonimamente por este mandato. Isso aumenta a responsabilidade ainda mais e, como radialista, as pessoas sabem o que a gente pensa. Por isso, quero muito agradecer aos milhares de ouvintes que sabem a nossa forma de atuar. Agradeço a todos, em especial à Ana e ao William, que sofreram com minha ausência” – destaca.

Inclusão social é uma das bandeiras que o vereador eleito pretende erguer, visando estimular e propagar programas que possam oportunizar crescimento pessoal, educação, saúde e qualificação para ingresso na força de trabalho ativa àquelas pessoas que estão abaixo da situação de miserabilidade e, por um ou outro motivo, não alcançam os programas governamentais como o Bolsa Família.

Além disso, conforme Dagberto Reis, é foco trabalhar com a finalidade de auxiliar na solução dos problemas básicos da comunidade, como iluminação, mediante a implementação do Cidade Luz; recuperação das vias públicas, com o Placar. “Todos estão sofrendo com essas questões, de não ter segurança no ir e vir do trabalho, dos estudos em função da falta de iluminação; de ter que andar embarrado no período de chuvas, empoeirado nas estiagens e pisando sobre areia ou buracos, ou em pedras pontiagudas ou quebrando veículos ao circular pelas vias” – afirma.

O vereador eleito confirma que já dispõe da formação de seu gabinete. Será a equipe de campanha, composta por Claudio Antonio (Lula), Vera Lúcia Couto, Débora Sinara e Douglas Ramos. Sobre o legislativo, afirma que sempre foi a favor do aumento da representatividade na Câmara, destacando que a oposição deve ser responsável, trabalhando para que as coisas melhorem. Refere que na próxima semana atuará como articulador do governo municipal já buscando captar as novas ideias, pois estará representando um mandato e um governo de diálogo. “Vamos conversar com todos e receber toda a população, pois as boas ideias devem ser apresentadas e, se executáveis, levadas adiante” – pondera o eleito.

Dagberto Reis faz referência a outra questão que considera fundamental. “Temos que ter transparência total no Legislativo, concordo plenamente com a transmissão ao vivo das sessões e, aliás, considero interessante formar parceria com as emissoras de rádio para que, em suas condições de disponibilidade, as sessões possam ser transmitidas pelo rádio” – afirma. Considera que os boletins informativos e todas as ferramentas devem ser utilizadas para que o cidadão acompanhe e saiba como pensa o seu vereador, quais as atitudes dele, as respostas, a forma de atuação. Considera também que o governo terá quatro anos para consolidar investimentos efetivos, solucionando os problemas da coletividade, em parceria alinhada com o governo estadual e com a União. Em relação à saúde, pondera a urgência da tomada de decisões, com a implantação da Estratégia de Saúde da Família, assim como através de investimentos em outros segmentos desse setor. “Não há outro caminho, independente de ideologias e partidos, precisamos estar unidos e focados nas ações de desenvolvimento. Respeito a todos, agentes mandatários e políticos, mas precisamos colocar Sant’Ana do Livramento acima de toda e qualquer questão” – concluiu.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.