Gerente reclama da demora no atendimento do Samu

Novamente o sistema centralizado não conseguiu alcançar o objetivo na cidade

O gerente da Agência da Caixa, em Livramento, Tiago Helgueira Nenê, presenciou um fato inusitado e de agonia para um cliente e demais pessoas, que assistiam a uma emergência de saúde, impossibilitados de agilizar o socorro.

Segundo relato do próprio gerente da agência, um senhor de aproximadamente 70 anos teve um mal súbito e caiu na sala de auto-atendimento da Caixa. ”Talvez em decorrência da queda, não sei, não tenho como saber, não sou da área de saúde”, disse Tiago, contando que no local acabou se formando uma grande poça de sangue junto da cabeça da vítima.

O gerente prontamente ligou para o 193 e foi orientado que esse tipo de atendimento é feito pelo fone 192. “Ligamos para o 192 e a atendente passou a ligação para um médico e ficamos no aguardo, escutando uma mensagem de orientação. Como o tempo foi passando e ninguém vinha atender este cidadão, começamos a ligar para o 190 e insistir no 193, até que, após 35 minutos, surgiu a ambulância dos bombeiros, que realizaram o atendimento. Eu e diversas pessoas ficamos pasmos como o fato de não haver um serviço de socorro imediato em nossa comunidade. Os ânimos se acirraram e todos ficaram decepcionados com a inviabilidade de acionar o SAMU. Pense bem, se for para esperar o SAMU, é melhor não criar grandes expectativas, pois fatalmente você poderá ficar decepcionado. Não sei o que ocorreu com este senhor, não sei nem o nome dele, mas sei que poderia ser qualquer um de nós. Sei que se chegar a minha vez, ficarei nas mãos de Deus. Eu fiquei mais alguns minutos na linha, aguardando que o médico do SAMU atendesse, mas depois que o homem foi levado para o hospital, eu resolvi desligar, pois a gravação/mensagem de espera, que há vários minutos eu escutava, me convenceu!: ‘O serviço SAMU é um serviço ao cidadão, não ligue por qualquer motivo, não ligue se você estiver com febre ou dor de cabeça’, então desliguei”, desabafou o gerente da Caixa.

O serviço da SAMU não tomou conhecimento do que ocorreu neste fato, na cidade.

Como funciona o atendimento? 

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

As Centrais de Regulação têm um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.