Seminário reúne apicultores de Sant’Ana do Livramento

Parking House passa por vistoria e deverá abrigar um entreposto do mel que é produzido na cidade, em um novo momento para os produtores 

Seminário aconteceu na sede do Núcleo de Estudos Fronteiriços e contou com a presença de reapresentante do Ministério da Agricultura

Um entreposto. Esse foi o principal foco do seminário que aconteceu durante todo o dia de ontem, nas dependências do Núcleo de Estudos Fronteiriços, no centro de Sant’Ana do Livramento, e que reuniu apicultores e representantes de diversas entidades ligadas ao setor, para tratar das questões pertinentes ao chamado entreposto do mel. O evento, que iniciou por volta das 9h, contou na abertura com a presença do prefeito municipal Wainer Machado, que disse estar completamente ao lado dos produtores para que o mel santanense possa obter cada vez mais reconhecimento em outras cidades do Estado, em outros estados e países. O “Parking House” santanense, local criado a partir da necessidade de instalação da indústrias com a capacidade para agregar valor à produção santanense, deverá ser o local que irá abrigar o entreposto do mel.

Fiscalização

A fiscalização, dados exigidos, cumprimento da legislação e outros detalhes importantes e que fazem parte do projeto, foram apresentados diretamente aos apicultores por Michele de Castro Iza, fiscal federal Agropecuária do Ministério da Agricultura, que veio a Sant’Ana do Livramento para visitar o local que deverá ser o entreposto e para palestrar aos participantes do evento. Em entrevista ao jornal A Plateia, a fiscal disse que esse é um momento importante para as pretensões dos produtores santanenses, porque a legislação sanitária é extremamente rígida, rica em detalhes, e que requer um trabalho muito grande, e em conjunto, para que todos os passos sejam cumpridos à risca, sem falhas. Aos presentes, Michele apresentou em slides, os modelos corretos de preparação do local para receber a produção de mel e todos os cuidados que precisam ser tomados para o correto acondicionamento. “Fui convidada para fazer uma vistoria no local onde há a pretensão de construir um entreposto relacionado ao fornecimento de matéria prima habilitada para exportar para União Europeia. Desta forma, o pessoal estaria habilitado para exportar para qualquer lugar do mundo, além de abastecer o mercado interno. O local também poderá envasar o mel, uma vez que já há um processo em andamento junto ao SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Então, a vistoria foi feita e vim conversar com os apicultores para passar tudo o que eles precisam saber em termos de equipamentos e vistoria”, disse a fiscal. Michele Castro disse, ainda, que o local está apto a receber o entreposto, mas falta ainda ver o projeto que será encaminhado via Associação de Apicultores para ver a viabilidade. “O fato do município ser um dos maiores produtores de mel do Brasil, não facilita e nem dificulta. Quanto mais produtos tivermos para exportar, melhor será para o País. Aumenta o trabalho, mas não dificulta”, disse ela. A fiscal passou informações relacionadas à esfera federal, uma vez que o registro existente hoje permite apenas a comercialização do mel dentro do município. “Essa inscrição no Ministério da Agricultura facilita a inserção do produto em todo o País. Desde que o projeto seja bem feito, e tendo uma equipe de qualidade para manter os controles, não será difícil atingir os objetivos”, explicou.

Município

Para o chefe do Serviço de Inspeção Municipal da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, Ariel Duarte Lima, o serviço junto aos apicultores vem sendo feito desde 2006. “Estamos procurando, através da ideia básica de dar passos, embora pequenos, mas bem centrados, para que possamos evoluir. A ideia da Associação de Apicultores é chegar a 200 associados até o fim do ano. Contatamos o Ministério da Agricultura, que sempre nos apoiou nas ações, e estamos tendo novamente essa ajuda, através da vistoria que foi feita no Parking House. Tomara que em pouco tempo possamos ter um entreposto de mel, uma casa de mel, enfim, os apicultores irão decidir o caminho que irão tomar e nós estamos apoiando”, disse Ariel. O presidente da Associação de Apicultores, José Ferrão, disse ainda, na abertura do evento, que este é um grande passo para as pessoas que trabalham com o mel na cidade e que buscam ampliar os horizontes. “Esse é um momento importante e vamos juntos construir uma nova etapa para o mel de Sant’Ana do Livramento”, frisou. Presente na abertura do evento, o Prefeito Wainer Machado fez questão de citar, em seu discurso, que a Prefeitura Municipal está dando todo o apoio necessário aos produtores e que o futuro do mel está ligado ao Parking House, local que poderá facilitar ainda mais as intenções de colocação de uma quantidade cada vez maior do produto no mercado. 

por CLEIZER MACIEL
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.