Livraria Marco Zero sedia dois grandes eventos culturais na mesma noite

Lançamento do livro do professor Vitor Hugo Veppo e exposição de João Luiz Urdapilleta movimentaram o local

Vitor Hugo Veppo autografa seu livro na Marco Zero

Na noite de sábado, a livraria Marco Zero, localizada na rua Conde de Porto Alegre, promoveu dois grandes eventos culturais simultâneos. O primeiro deles foi a noite de autógrafos do professor Victor Hugo Veppo Burgardt, que lançou sua mais recente obra, intitulada Embates Políticos na Fronteira Setentrional do Brasil. Victor Hugo é Doutor em História e Professor Adjunto no Campus da Unipampa, Universidade Federal do Pampa em Sant’Ana do Livramento. Em seu livro, ele aborda o embate entre agricultores e população branca de um lado, e etnias indígenas de outro, pela posse e uso das terras abrangidas pela reserva indígena Raposa Serra do Sol, no nordeste do estado de Roraima.

A obra é editada pela Paco Editorial e contém análises e dados referentes a parte da tese de doutorado desenvolvida por Victor Hugo na Universidade de Brasília (UnB), cobrindo um período temporal que vai de 1970 (época estimada da chegada dos arrozeiros à região) a 2005, ano em que o Governo federal homologou a demarcação da área da reserva, que abriga diversos grupos indígenas. A coleta de informações foi realizada entre 2003 e 2005, e abrangeu os dois lados da fronteira entre o Brasil e a Venezuela. 

Exposição de arte 

O expositor João Luiz Urdapilleta Sanche e o amigo Adão Torres

No segundo evento, os presentes tiveram a oportunidade de prestigiar a exposição de pinturas de João Luiz Urdapilleta Sanches. Natural de Sant’Ana do Livramento, João Luiz Urdapilleta Sanches atualmente reside no Rio de Janeiro. É membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias de Brasília; da Ordem Acadêmica dos Intelectuais do Cone Sul de Sant’Ana do Livramento; da Associação Amazonense de Artistas Plásticos e do Clube da Madrugada de Manaus e da Sociedade Brasileira de Belas Artes do Rio de Janeiro. Tem trabalhos publicados em antologias, jornais e revistas literárias no Brasil e na Espanha. Idealizou em 1989 o Salão de Inverno Internacional de Artes Plásticas em Sant’Ana do Livramento.

As obras continuam em exposição nos corredores da Livraria Marco Zero, em horáro comercial, na rua Conde de Porto Alegre, 465.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.