Semana da Pátria: autoridades realizam abertura solene na praça General Osório

Hasteamento dos pavilhões na abertura da solenidade da Semana da Pátria

Aos acordes do Hino Nacional Brasileiro subiu ontem o pavilhão nacional, ladeados pelas bandeiras do Estado, Município, Mercosul e Uruguai, marcando a manhã do sábado, 1o de setembro, com civismo para a abertura solene da Semana da Pátria, na praça General Osório. Brasilidade e patriotismo com cidadania são os elementos que estarão em evidência até o próximo dia 7 de Setembro, quando será realizada a parada cívico-militar pela rua dos Andradas, encerrando a semana dedicada à Pátria.

Representações das organizações civis e militares, instituições públicas e entes privados marcaram presença no ato que consistiu no hasteamento das bandeiras, acendimento do fogo símbólico, pronunciamento das autoridades e apresentação de banda – a cargo da famosa fanfarra do 7o Regimento de Cavalaria Mecanizado – bem como participação ativa de estudantes.

Sob guarda de honra e escolta de militares do 7o e da 2a Bateria de Artilharia Antiaérea, a centelha do fogo simbólico – que chegou a Livramento nesta semana, trazida pelos integrantes dos Correios e Liga de Defesa Nacional – foi conduzida pelos integrantes do Clube de Orientação da Fronteira (Cofron), coordenado por Dejair Barreto. A chama, sob guarda do Exército Brasileiro, estava no quartel da Bateria, até o deslocamento da guarda de honra pela Duque de Caxias até o palanque oficial, na praça General Osório. 

Manifestações 

Prefeito Wainer Machado acende a Pira Pátria e o fogo simbólico é instituido

O tenente coronel Paulo Maurício Rizzo Ribeiro, comandante do 7o Regimento e Guarnição Federal em Sant’Ana do Livramento manifestou a convicção da cidadania na celebração que teve início sábado, gerando oportunidades para que os conceitos de civismo, nacionalidade e o sentimento de brasilidade, aliados à convicção de Pátria, sejam propagados em todos os níveis da comunidade, especialmente no âmbito escolar, para contribuir na formação das gerações.

Após, o prefeito Wainer Machado fez o acendimento da Pira Pátria, dando por aberta a Semana da Pátria no município. Wainer Machado fez o pronunciamento encerrando a solenidade, no qual, como professor, evocou a necessidade de resgatar os valores fundamentais que patriotismo e cidadania significam na vida das pessoas, bem como o entendimento que estas precisam ter em relação aos princípios e à moral cívica. O primeiro mandatário também fez alusão à veemente necessidade de esclarecimento que precisa e deve ser feita no sentido de que civilidade, patriotismo, nacionalismo, brasilidade, enquanto conceitos que precisam ser conhecidos, também são elementos compositores da cidadania e, especialmente, os jovens precisam aprender e compreender o significado do respeito à identidade nacional, aos símbolos pátrios e, sobretudo, à história, em todos seus nuances, a fim de que somente os exemplos positivos sejam inspiradores para aqueles que vão concretizar o futuro.

Estiveram presentes alunos das escolas municipais, como Pedro Alencastre e Aldrovando Santana, de educandários estaduais, assim como representantes da 2o Regimento de Policia Montada da Brigada Militar, Comando Regional de Bombeiros, Comando Regional de Policiamento Ostensivo e comando da Bateria de Artilharia Antiaérea, Regimento de Cavalaria, bem como autoridades civis dos mais diversos órgãos e instituições.

Ao fim da solenidade, a Fanfarra apresentou um dobrado, concluindo, de forma protocolar, a cerimônia.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.