O ritmo da chuva

Olhando através das vidraças desta janela para a chuva que cai lá fora, recordo os tempos da minha juventude, quando nos clubes de Santana e Rivera, há meio século, eu dançava com a minha namorada ou com alguma desconhecida e me deixava levar pelo ritmo da canção “Ritmo da chuva” .
Há uma brutal diferença entre as letras musicais daquela época, verdadeiras obras primas de arte, bom gosto, criatividade vocal, vocabular e instrumental, cheias de sensibilidade, emoção, pureza, ternura, beleza e romantismo.
E as de hoje, com raríssimas exceções, tão pobres, agressivas, ofensivas, de mau gosto e de péssima qualidade, que no entanto fazem sucesso, aqui e no exterior, perante um público ignorante, uma mídia sensacionalista e uma crítica duvidosa.
Não se trata de pregar falsa moral ou ser hipócrita perante a nossa lamentável atual realidade, com a sua generalizada pobreza de valores e sua péssima cultura artística e musical. Mas unicamente fazer uma triste constatação – a de que o mundo simplesmente regrediu e com o passar do tempo foi perdendo seus artistas, músicos e compositores, os quais, por suas qualidades, se tornaram insubstituíveis.
Suas obras, entretanto, não se perderam. Elas permanecem à nossa disposição no interior de velhos discos de vinil ou regravadas em CD.
Escutá-las de vez em quando, não somente faz bem ao espírito, como terapia musical, mas também nos faz prestar atenção no conteúdo de certas mensagens na poesia de canções que haviam ficado para trás e que agora relembramos.
Por isso, às vezes, temos que apagar nossos rádios e televisores e nos isolarmos um pouco do mundo contemporâneo, ligando o nosso aparelho de som e colocando um disco, para escutar e recordar antigos sucessos musicais, entre os quais o ”Ritmo da Chuva”.
Luciano Machado

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.