Imagens e informações dos candidatos nas urnas eletrônicas recebem as confirmações

Celia Luisa Arteche Escosteguy, chefe do Cartório Eleitoral: mais uma etapa cumprida

Uma pequena fila de espera, logo dissipada pela agilidade dos serventuários do Cartório Eleitoral e pela velocidade da tecnologia, marcou o início da tarde de ontem, na sede do Fórum de Sant’Ana do Livramento.

Eram presidentes de partidos políticos, coordenadores de campanhas e candidatos à vereança, os quais, atendendo à convocação da juíza eleitoral Carmen Lúcia Santos da Fontoura, compareceram para fazer a conferência e confirmar as imagens e dados que aparecerão nas telas das urnas eletrônicas das sessões de votação, no dia 7 de outubro.

O procedimento por ser rápido, segundo demontraram os servidores da Justiça Eleitoral em Livramento, consistia apenas na visualização dos dados, como nomes, números, partidos, fotos, que uma vez corretos eram confirmados. O passo seguinte era assinar o termo de conformidade, consignando estar de acordo com o que foi exibido pela tela do equipamento.

A reportagem de A Plateia constatou, no local, ontem à tarde, a agilidade do sistema em uma simulação solicitada aos servidores.

Até às 15h, mais de 50% dos 220 candidatos (são seis candidatos à prefeitura e 214 à vereança, após o deferimento dos pedidos de registro, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral) já haviam realizado o procedimento, sob orientação dos técnicos do Cartório Eleitoral.

O horário final para a conferência era 17h30 e, em não tendo havido comparecimento da totalidade, com base nas listagens de pedidos deferidos e documentações apresentadas pelos partidos políticos, – mediante conferência prévia – os próprios servidores realizaram as confirmações dos dados, visando cumprir com o trâmite necessário para ajustar as urnas eletrônicas que serão utilizadas no domingo, 7 de outubro.

Serventuários da justiça eleitoral de Livramento demonstraram, ontem, como era o procedimento para confirmar imagem e dados

Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, Celia Luis Arteche Escosteguy, o movimento foi normal, formando-se uma fila apenas no início do expediente da tarde, pois tratava-se de mais uma etapa a ser vencida. “Transcorreu de forma tranquila, com o comparecimento de significativa parcela, a partir das 14h de ontem” – refere. Durante pouco mais de uma hora, já haviam sido atendidos mais da metade dos representantes partidários autorizados e candidatos que dirigiram-se para realizar as confirmações. 

Calendário 

A atividade ocorrida ontem foi mais um ato dos trâmites prévios à eleição. Segundo o calendário eleitoral, hoje, 23 de agosto, é o último dia para os Tribunais Regionais Eleitorais tornarem disponíveis ao Tribunal Superior Eleitoral as informações sobre os candidatos às eleições majoritárias e proporcionais registrados, das quais constarão, obrigatoriamente, a referência ao sexo e ao cargo a que concorrem, para fins de centralização e divulgação de dados. Também é a data em que todos os recursos sobre pedido de registro de candidatos deverão estar julgados pela Justiça Eleitoral e publicadas as respectivas decisões.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.