Livramento atinge meta do Ideb em metade das escolas avaliadas

Resultados e metas da pesquisa estão disponíveis no site do MEC 

Metade das escolas de Livramento passaram na avaliação feita pelo MEC

Apesar de o Rio Grande do Sul não ter superado a meta do Ideb, que era de 4,3 pontos, tendo nota de 4,1 no ensino fundamental, e 3,7 no ensino médio, a realidade em Sant’Ana do Livramento não é a mesma.

O indicador avalia a qualidade do ensino do País a partir das taxas de aprovação e do desempenho de escolas, municípios e estados na Prova Brasil. Desde a criação do índice, em 2005, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais. O objetivo do Ideb é fomentar a melhoria da qualidade do ensino para que o País atinja a nota 6 para as séries iniciais do ensino fundamental até 2022, bicentenário da Independência.

Na tabela disponibilizada no site do Ministério da Educação, pôde-se verificar que mais da metade das escolas atingiu a meta projetada para o ano de 2011. De acordo com a coordenadora regional de educação, Meire Garagorry, a Educação se encontra em um momento de ressignificar suas práticas e entender que a Democracia dentro da escola tem de ser a oportunidade de acesso do aluno ao conhecimento e permanência, procurando qualificar cada vez mais seus resultados. “Não há democratização do acesso ou permanência com altos índices de reprovação e evasão escolar – isto retrata o fracasso escolar. Nestes dezoito meses de trabalho frente à 19ª CRE temos reafirmado junto à Secretaria de Educação do Estado, através de ações e projetos, o compromisso com a educação pública de qualidade organizadas em três eixos: recuperação física e modernização tecnológica, reestruturação curricular do Ensino Médio e Alfabetização e do letramento – neste caso colocando o professor como protagonista do processo de aprendizagem -, valorização profissional e formação do professor, neste caso, possibilitando a formação e atualização permanente dos educadores, valorizando o protagonismo dos mesmos divulgando e publicando boas práticas pedagógicas”, afirma a coordenadora.

Segundo Meire Garagorry, a 19ª CRE está realizando movimentos de permanente formação e capacitação do professor, dentre eles os trabalhos realizados pelas escolas no período de formação de julho, mostra o engajamento e a aceitação dos mesmos, organizando importantes atividades em cada escola. 

Avaliação do IDEB 

O Ideb realiza sua avaliação através da prova Brasil, que é um processo avaliativo envolvendo alunos da 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio censitário, apresentando apenas uma fotografia do momento, não revelando a complexidade do processo aprendizagem, segundo a coordenadora. “Mas são indicativos que devemos considerar, temos estudos internos completos que nos dão a visão nítida de cada escola e, por isso, desencadeamos um Movimento pela Aprendizagem, no qual procuramos levar os educadores a fazerem um trabalho de introspecção de seus resultados – e a partir daí a escola buscar ações e práticas metodológicas de levar seu aluno ao sucesso escolar. O fracasso escolar é desestimulante para todos os envolvidos no processo educacional e um custo para a sociedade. Acredito muito no potencial dos educadores e na nossa responsabilidade com o ‘público’, temos o dever de garantir a radicalização da democracia”, afirma.

“Sabemos que ainda há muito o que fazer pela nossa educação, e para tanto devemos ter um novo senso comum de aprendizagem para todos, inclusão, acolhimento e o cuidado muito especial ao nosso aluno. Tenho a convicção de que o verdadeiro educador não renuncia jamais ao ato de educar. A nova proposta de Reestruturação do Ensino Médio é um indicativo que estamos no caminho da qualificação, mas é necessário o engajamento e o compromisso de todos os envolvidos no processo educacional e na premência de qualificar e verter a realidade que esta posta”, finaliza Meire Garagorry.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.