Brigada e conselheiros mantêm reunião com Prefeito sobre questão da infância

Silvio, Sandra, Garcia, Wainer Machado, Alcina, Joel e Isabel, antes da reunião de ontem

Ontem pela manhã, uma representação do Conselho Tutelar e outra da Brigada Militar, com integrantes do programa Primeira Infância Melhor (PIM), e Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), manteve reunião com o prefeito municipal Wainer Vianna Machado. No gabinete, no segundo andar do palácio Moysés Vianna, o tenente Garcia, o sargento Silvio, do 2o Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, a conselheira tutelar Alcina Rosa, a nutricionista Sandra, o secretário do Paism, Joel, e a representante do PIM, Isabel, conversaram com o primeiro mandatário municipal a respeito da necessidade de efetividade de políticas públicas para promover o amparo de jovens e adolescentes que transitam pelas ruas das duas cidades, fazendo da Fronteira Livramento-Rivera, sua “moradia”, estando sujeitos não apenas à violência e à intempérie, senão também a toda uma série de circunstâncias que podem ser registradas.

O chefe do Executivo esclareceu que, por intermédio de ações combinadas nas áreas de saúde e assistência social, em parceria com projetos sociais da

Questão foi tratada ontem pela manhã pelos representantes e o Prefeito

comunidade, vem sendo feito um trabalho no sentido de diminuir o número de jovens e adolescentes que estão nessa condição, embora ainda exista muito trabalho para fazer.

Durante a reunião, o Prefeito explanou sobre alguma das perspectivas que estão sendo trabalhadas nas instâncias da administração pública, com esse enfoque. “Nós estamos buscando os meios de concretizar a possibilidade de oferecer uma casa de passagem para crianças, jovens e pessoas adultas em condição de risco, mas trata-se de uma ação a ser desenvolvida em conjunto com o Governo Estadual. Temos vontade e queremos efetivar, porém, sabemos que este serviço traz consigo uma imensa diversidade de fatores, tais como o preenchimento de vagas, a fim de que esteja disponível 24h por dia. É necessária a obtenção ou a construção de uma estrutura física que tenha condições plenas de abrigar a quem precisar, entre outros elementos” – pondera o mandatário.

Wainer Machado destacou, ainda, que é parceiro do grupo de trabalho para elaboração de documento a ser entregue em reunião preparatória ao encontro de lideranças governamentais em âmbito de Mercosul, que será realizada em meados do próximo mês de agosto, afirmando que desta forma será possível demonstrar tanto ao Governo brasileiro, quando para o governante uruguaio, as dificuldade encontradas por órgãos de ambos os países de encaminhar as demandas que surgem rotineiramente, especialmente no que se refere ao fato de Livramento e Rivera serem uma fronteira aberta, em que aqueles jovens e adolescentes que não desejam sair da rua, podem passar de um lado para outro da Fronteira, tornando ineficiente a atuação das instituições. O Prefeito comenta que é preciso equilibrar essa condição, a fim de obter um resultado mais efetivo nos trabalhos desenvolvidos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.