Redução da taxa de juros faz procura por crédito aumentar em Livramento

Crédito menor. Facilidade para efetuar compras a prazo. Lojas vendendo eletrodomésticos da linha branca, por exemplo, com preços finais que poderão ficar ainda mais reduzidos, caso o comprador saiba utilizar de maneira correta o seu dinheiro ou aprenda a calcular, e entender, as diferenças dos juros que estão sendo praticados atualmente no comércio.

O anúncio da redução da taxa Selic, feito na última semana, deverá provocar uma nova corrida às agências bancárias, especialmente por aqueles que desejam renegociar dívidas ou obter alguma espécie de financiamento. No comércio, o impacto poderá ser sentido nos valores das prestações, caso as empresas consigam transferir a taxa de juros para os valores que estão sendo pagos pelos seus clientes.

A medida visa provocar um maior impulso na economia e acelerar o consumo das famílias, fórmula antiga e usada em muitos países quando estes estão em rota de crescimento e precisam administrar o momento de crise. Para o gerente da agência da Caixa Econômica Federal em Sant’Ana do Livramento, Tiago Helgueira Nene, a procura pelos serviços cresceu significativamente nos últimos dias, depois dos anúncios recentes das quedas nas taxas de juros. “Acaba sendo um grande negócio para todo mundo. As instituições públicas, ao anunciarem a redução nas suas taxas, também forçaram os bancos privados a tomarem medida semelhante. Estamos quebrando recordes de crescimento, em função da grande procura e do entendimento que as pessoas têm que este pode ser o melhor momento para renegociar as suas dívidas ou até mesmo contratar serviços com taxas bem menores do que há alguns meses atrás”, frisou. 

Crédito farto 

Mesmo com toda a facilidade, medidas como a redução de IPI, por exemplo, não obteram o mesmo impacto atingido no auge da crise em 2009. Para os especialistas, pelo simples motivo de já terem adquirido bens, especialmente os da linha branca, muitos clientes deixaram de entrar nas lojas neste ano para comprar produtos novos. Assim, fica justificada a redução das taxas de juros, que tende a funcionar como um grande chamariz para aqueles que não conseguem fugir do apelo do consumo. A liquidação de dívidas com outros bancos também está entre as medidas mais utilizadas pela agência da Caixa Federal em Livramento. “Temos comprado essas dívidas, crédito consignado, e outros tipos, com sucesso. Isso tem deixado as pessoas felizes, mais tranquilas, porque, em muitos casos, significa a recuperação do crédito, e funciona”, disse o gerente ao comemorar, ainda, o fato da Caixa ter ultrapassado neste ano, pela primeira vez na sua história, a marca dos R$ 30 bilhões de reais em crédito em todo o País. “Esse é um número que mostra bem o atual momento, que libera recursos mais baratos para as pessoas, tentando, assim, fazer com que cada um tenha novas possibilidades de adquirir bens e tornar sua vida, ou adequá-la, a um padrão mais agradável”, frisou ele.

Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.