ASPA recebe esperança do município

Bem-estar e controle animal são principais objetivos da associação, que contará em breve com nova sede


A ASPA – Associação Santanense de Proteção aos Animais – vem, ao longo de duas décadas, enfrentando sérias dificuldades para se manter “viva”. Como entidade filantrópica, é a única instituída no município para tais fins e declarada organização de utilidade pública pela Lei Municipal n º 4.708 de 27/11/03. Contudo, segundo Sofia Soares, Presidente da ASPA, até os dias de hoje, a Associação se manteve ativa unicamente contando com apoio de voluntários, que se desdobram para alcançar os recursos necessários ao resgate, salvamento e manutenção dos animais recolhidos ao canil provisório da Associação, além de buscar atender um sem número de chamados da comunidade, que denuncia cada vez mais o número de animais abandonados na cidade.

A ASPA conta com atualmente cinquenta animais em suas dependências, disponíveis para adoção

No fim do ano passado, a sede provisória da Associação, a qual, por problemas legais, terá de ser desocupada ainda este ano (o que agravaria ainda mais tal problemática) recebeu a visita de integrantes do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), os quais constataram as péssimas condições do canil. Hoje, o local funciona como um verdadeiro “vetor” de zoonoses. Por este motivo, o CRMV declarou a impossibilidade da continuidade das atividades no local, gerando então sua interdição. Mais uma vez, integrantes da Associação mobilizaram-se no sentido de tentar resolver o problema, restando por receber, em comodato, terreno de um voluntário onde poderia ser construída a nova sede da ONG. Ocorre que, mais uma vez, a tentativa de solucionar a questão esbarrou na falta de recursos.

Ainda segundo a presidente da ASPA, os animais abandonados em via pública trazem riscos para a comunidade, uma vez que transmitem zoonoses e também causam acidentes, principalmente com motociclistas, por encontrarem-se, muitas vezes, perambulando pelo centro da cidade. Também se deve lembrar que esses animais passam por sofrimentos ao serem abandonados, uma vez que, dependentes do homem, muitas vezes são vítimas de maus-tratos.

A Vice-Presidente da Associação, Mary Souza, declarou que o atual cenário no município poderá sofrer sérias e necessárias mudanças, pois o Executivo Municipal, através de sua Procuradoria, recentemente entrou em contato com a Diretoria da ASPA, manifestando o sério e legítimo interesse em apoiar a Associação no desenvolvimento de tão sérias ações, creditando, assim, a esta ONG, o reconhecimento que a comunidade santanense há muito já demonstrou.

Apoio poderá vir após visitação ao local
Procuradora Ingrid Zorzella destaca que a intenção é envolver várias secretarias na atividade e verificar a possibilidade legal de auxílio financeiro e profissional

Muitos animais recolhidos pelos voluntários da ASPA foram vítimas de maus tratos

“Veja-se que somente em uma rede social a ASPA conta hoje com mais de quatro mil seguidores que se mantêm diuturnamente informados sobre as ações e dificuldades enfrentadas pela Associação. Neste sentido, atravessamos, hoje, um momento de sérias e boas expectativas, as quais esperamos possam ser concretizadas e apresentadas à sociedade santanense em um curto espaço de tempo”, complementa a Presidente da ASPA, Sofia Soares.

Segundo a diretoria da ASPA, o que está se procurando estruturar hoje junto ao Poder Público Municipal são projetos viáveis a curto, médio e longo prazo, que possam ser suportados pela municipalidade, frente aos vários compromissos da Administração, mas que, de igual forma, atendam às necessidades ligadas à questão do bem-estar e controle animal no nosso município, que não podem mais esperar. “Temos certeza que o Executivo, ciente desta situação, apoiará de imediato tais ações emergenciais, no sentido colocarmos em prática soluções definitivas para o problema”, afirma a esperançosa Mary.

Segundo informações trazidas pela Diretoria da ASPA, está agendada para segunda-feira próxima, dia 2 de julho, uma visita ao terreno no qual provavelmente será construída a nova sede da Associação, e onde se farão presentes representantes da ASPA e da municipalidade. “Nós e todos voluntários, colaboradores, seguidores e simplesmente simpatizantes da ASPA esperamos, em breve, trazer boas notícias”, reafirma Sofia.

Enquanto isso não ocorre, a comunidade segue a vivenciar episódios tristes e preocupantes, como o que transcorreu semana retrasada em nosso município e que, mais que nunca, demonstram uma violência gratuita que necessita ser urgentemente combatida, onde dezenas de cães errantes no centro e bairros da cidade foram simplesmente envenenados, e cuja grande maioria acabou por morrer agonizando na casa de voluntários da ASPA, a qual se vê impotente para, sozinha, enfrentar a situação.

Questionada a se manifestar sobre os principais pontos dos projetos, bem como a respeito das dificuldades enfrentadas pela Associação, as quais remetem ao interesse de toda comunidade, a Diretoria da ASPA elencou as seguintes questões:

• a necessidade imediata da construção da nova sede do canil, haja vista a exigência da desocupação do local atualmente utilizado;

• o repasse mensal imediato de verbas públicas que atendam a questões emergenciais cotidianamente enfrentadas pela Instituição, tais como as despesas atinentes à alimentação dos animais, medicamentos e aquisição de materiais de limpeza e desinfecção a serem utilizados para higienização dos canis;

• a disponibilização e/ou pagamento de profissional (médico veterinário), a ser regularmente mobilizado para o atendimento de animais em tratamento junto ao canil, bem como animais em sofrimento e/ou doentes recolhidos das vias públicas, visto que a ASPA não dispõe de médico veterinário;

• a destinação de funcionário para atendimento no canil;

• a concretização de ações eficazes ligadas à castração e doação de animais saudáveis, sendo a castração em massa, na situação atual, procedimento indispensável à minimização de tal problemática.

Poder Executivo ajudará a ASPA

A Procuradora Coordenadora Municipal Ingrid Zorzella afirmou que a situação da ASPA é uma realidade de conhecimento de toda a comunidade, inclusive do Executivo, que, segundo ela, não se mostra indiferente ao problema e está buscando formas de colaborar com a entidade. “Estabelecemos alguns contatos com as dirigentes que encaminharam a documentação da ASPA para análise desta Procuradoria. Tal medida se fez necessária, pois qualquer ajuda que venha partir deste município tem que atender diversas exigências legais. Inclusive, estávamos dispostos a auxiliar na regularização do que estivesse pendente”, declara.

A Procuradora também afirma que recebeu da entidade todas as informações sobre as necessidades da instituição, incluindo dificuldades e anseios. “Pretendemos realizar uma visita ao local que foi doado para as novas instalações do canil, uma vez que o terreno ocupado hoje foi requerido e terá de ser entregue. A visita já esteve agendada e teve de ser cancelada por fatores climáticos”, afirma Ingrid, ressaltando que a visita servirá para se ter uma noção do espaço e montar um plano de ação para auxiliar na nova construção.

Além disso, segundo a Procuradora, a intenção é envolver várias secretarias municipais na atividade e verificar a possibilidade legal de auxílio financeiro, profissional e tudo o que estiver ao alcance do Executivo. “Está sendo realizado um estudo das questões legais que o caso envolve e, na próxima semana, faremos a primeira visita ao local”, finaliza a Procuradora.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


5 Comentários

  1. Ana Martins

    Acredito que a ASPA necessita urgentemente de uma ação perante o poder público. Pois os animais também devem ser respeitados e assistidos por políticas públicas. Já que se houvesse a posse responsável e as pessoas se concientizassem que os animais além de sofrerem por maus tratos, deve-se ao homem sua condição de abondono. Assim como existem Associações que cuidam de crianças, idosos a causa é legitíma também.

    Pois o ser humano se embrutece quando fecha os olhos para estas questões.

  2. turcos

    Não sei se já passou pela cabeça de vocês fazer uma doação mensal para APAE por exemplo. Os valores da nossa sociedade estão cada vez mais estranhos, animais estão tendo prioridade frente a seres humanos….as vezes eu acho que vocês estão todos doentes.

  3. Claudia

    Não está dando pra compartilhar no Facebook…

  4. Claudia

    A ASPA presta um serviço essencial para a comunidade e, principalmente,para os animais abandonados. Toda a comunidade santanense deveria apoiar. No entanto, verão passado me inscrevi com uma voluntária para fazer uma pequena doação mensal, conversei com alguns vizinhos pra que também colaborassem mas a moça nunca apareceu e nem ligou… Gostaria de ajudar nesse sentido já que não tenho tempo (durante o ano letivo) para colaborar de outra maneira.

  5. Juh Kupper

    Tomara q tudo de certo, pois esses amimais precisam d ajuda
    estarei torcendoooo

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.