- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Simulado de evacuação mobiliza alunos e professores de duas escolas infantis

Posted By redacao On 28 de junho de 2012 @ 8:28 In Geral,Manchete-Destaque | No Comments

O exercício foi realizado na rua Senador Salgado Filho, na tarde de ontem, dentro das atividades da Semana de Prevenção

[1]

O Corpo de Bombeiros realizou, na tarde de ontem (27), dentro da Semana de Prevenção, um simulado de evacuação de prédio em duas escolas infantis, localizadas na rua Senador Salgado Filho.

A atividade teve início por volta das 15h15 e mobilizou professores, alunos e guarnições da 1ª Seção de Combate a Incêndio, do quartel do 10º CRB-Comando Regional de Bombeiros.

O treinamento ocorreu nos prédios da Escola Municipal Joca Paiva e na Escolinha Pé de Moleque, onde foram produzidas fumaças artificiais e pequenas explosões para deixar a situação próxima da realidade. Além disso, também foram realizados resgates de alunos, em uma simulação de retirada de vítima, com aplicação dos primeiros socorros dentro da ambulância resgate do Corpo de Bombeiros.

Segundo o comandante da 1ª Seção de Combate a Incêndios-SCI, tenente José Henrique Martins, o diferencial, neste tipo de situação, diz respeito à preparação. “Cada professor, cada funcionário de escola precisa conhecer muito bem o seu papel, dentro da evacuação do prédio, sabendo exatamente sua função para que nenhuma criança seja esquecida. É importante atentar para que no fim da evacuação se contabilize todos os alunos da escola e se tenha a certeza que ninguém ficou para trás”, destacou.

[2]

Entrevista

A Plateia: Este controle das pessoas que estão deixando o prédio é importante para o Corpo de Bombeiros?
Tenente: Sim, pois algumas pessoas poderão ficar para trás e deveremos saber quantas crianças terão que ser resgatadas ilesas da ocorrência.

A Plateia: O senhor acredita que estes órgãos e escolas estão preparados para este tipo de situação de emergência?
Tenente: Em geral, os órgãos públicos e as escolas não estão preparados, porque isso não faz parte da nossa cultura; não é realizado um treinamento periódico dentro das escolas. O que se começou agora foi proposto por algumas instituições ou pela própria iniciativa do Corpo de Bombeiros. Seria ideal se cada escola, ou órgão público, tivesse seu plano de evacuação como em outros países, mas estamos avançando nesta questão da prevenção de incêndio e um dia vamos chegar lá, como todos os outros países que já chegaram a este ponto que atualmente almejamos.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=40671

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2012/06/capa-IMG_9704.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2012/06/p-20-bombeiros.jpg

[3] Escolas da rede municipal de ensino produzem textos para as Olimpíadas de Língua Portuguesa: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126982

[4] Corpo de Bombeiros realiza exercício simulado: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=120283

[5] Exercício simulado dos Bombeiros é transferido: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=84600

[6] Comunidade santanense vai às ruas para participar das atividades físicas: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=37446

[7] Cofron é Sant’Ana do Livramento nas Missões: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=127503

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.