Em período de testes, mais de 4 mil motoristas excedem a velocidade

Equipes do Inmetro e da Kopp estão na cidade fazendo aferição dos pontos de fiscalização


Veículo do Inmetro durante a realização dos testes na avenida Dom Pedro II, em frente ao Caic Silvio Ribeiro

Ontem iniciaram as atividades de aferimento das lombadas eletrônicas instaladas na cidade. Um trabalho conjunto entre a Kopp Tecnologia e o Inmetro está realizando a verificação das lombadas e pardais. Apesar de ser período de testes, os números apresentados até o momento preocupam muito: em pouco mais de 36 horas de testes, desde sábado, no fim do dia, até a tarde desta segunda-feira, mais de 4 mil veículos haviam passado pelos pontos de verificação eletrônica, em velocidade acima do limite permitido. O maior ponto de incidência de infrações – que ainda não são as puníveis – foi na João Goulart, em frente ao Hipermercado BIG, e no horário da noite e madrugada. Apesar de não estarem sendo emitidas, as notificações apresentam claramente quais são os veículos que cruzaram no ponto em desacordo com a velocidade limite. “Se fosse no período em que estivessem valendo, hoje seriam mais de 4 mil motoristas santanenses que teriam seus veículos autuados por trafegarem acima da velocidade permitida no trecho, isso em apenas dois dias”, destaca Jeferson Blank, Gestor de Projetos da Kopp Tecnologia. Conforme ele, existem alguns pontos que devem ser verificados e, de forma simultânea, iniciaram os trabalhos de aferimento dos pontos por parte do Inmetro. “O exame consiste de 25 passagens pelo local, em velocidades alternadas, para concluir se o equipamento está apto a emitir as notificações. Depois de realizado o trabalho, é emitido um laudo pela empresa dando o OK do equipamento”, completa. Este laudo será enviado novamente para a Kopp, em aproximadamente sete dias depois do trabalho realizado na cidade. Em dez dias, este laudo deverá estar em poder da Prefeitura, que poderá inserir as imagens. “A princípio, deve ocorrer, ainda, uma educação dos motoristas antes da Prefeitura liberar os equipamentos para operar efetivamente. Acredito que em mais duas semanas estes equipamentos estarão em atividade na cidade”, complementa.

 

Equipe permanente

Blank destacou que foi formada uma equipe que deverá ser mantida na cidade para atender a manutenção da fiscalização eletrônica. Qualquer problema que houver ou reclamação que a Prefeitura Municipal fizer para a empresa, serão prontamente atendidos. “Na verdade, toda semana e toda hora a equipe de manutenção estará passando pelos locais para realizar a preventiva, para ver se não houve atos de vandalismo ou se o equipamento está parado. Porém, dificilmente o equipamento ficará parado, pois trabalham em sistema on-line e a verificação é quase que instantânea”. No caso de falta de energia, o equipamento possui um sistema “no-break”, que o manterá operante. Mas em casos de longo tempo sem energia, ele não estará mostrando ao condutor a sua velocidade de deslocamento. Por outro lado, são raros os casos em que equipamentos desta tecnologia apresentam algum defeito, principalmente em casos de oscilação de energia. O equipamento funciona 24h e mesmo em locais sem iluminação adequada, o veículo será identificado, pois o sistema que fotografa a placa do veículo infrator, carro o moto, tem sistema de conpensação de luz.

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.