Sustentabilidade na teoria e na prática em seminário para professores

Projeto prevê o envolvimento de 150 mil estudantes em 160 ações que estão sendo realizadas em 2012. Lançamento regional e terceiro seminário acontecem na Unipampa, em Livramento

Campus da Unipampa em Sant’Ana do Livramento sediará o evento ao longo de todo o dia, nesta terça-feira

Educação ambiental para o uso adequado da energia elétrica e temas transversais ligados à sustentabilidade nas cidades – água, lixo e mobilidade – é o principal objetivo do Projeto AES Sul na Comunidade, que estará em Sant’Ana do Livramento nesta terça-feira, 19 de junho, reunindo autoridades e educadores na Universidade Federal do Pampa – Unipampa, das 8h às 17h. Na ocasião, acontecerá o lançamento regional do projeto, durante o Seminário AES Sul na Comunidade – Livramento.

O evento tem como objetivo apresentar o projeto e sua proposta pedagógica para educadores da rede pública de ensino de cinco municípios da região, além de promover a vivência no Planeta do Saber (Espaço Ciência e Espaço Teatro Multimídia) e a participação em oficinas multidisciplinares, com ações que acompanham material didático. Este material dará suporte para os professores no trabalho em sala de aula, nas escolas municipais e estaduais de Alegrete, Quaraí, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana.

O seminário conta com sete oficinas, denominadas “Saudação ao Educador Sustentável”; “Ética, Educação e Energia: como os três “Es” influenciam na Sustentabilidade”; “Desenvolvimento Sustentável, Biodiversidade, Conservação, Educação Ambiental… O que você tem a ver com isso?”; “Pátios Escolares: como aproveitá-los para a prática da ecologia e sustentabilidade”; “Lixo pra quê? Lixo pra quem?”; “Permacultura: um outro olhar para a Sustentabilidade e Eficiência Energética e Vivências em Educação Ambiental”.

O Seminário regional de Sant’Ana do Livramento é promovido pelo projeto AES Sul na Comunidade, em parceria com a Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Sant’Ana do Livramento, Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, por meio da Secretaria Municipal de Educação e 19ª Coordenadoria Regional de Educação.

O projeto AES Sul na Comunidade

O projeto AES Sul na Comunidade envolve 39 municípios da área de concessão da empresa, levando às comunidades uma proposta pedagógica para o uso adequado da energia elétrica e os temas transversais água, lixo e mobilidade.

Os temas estão sendo discutidos e explorados nos municípios durante os Seminários Regionais – para autoridades e professores, e durante as ações, denominadas Planeta do Saber, composto pelo Espaço Ciência e Espaço Teatro Multimídia, com participação dos alunos e professores. Para cada um desses públicos há uma forma de abordar os eixos temáticos do projeto, com o objetivo de estimular a participação e a integração com as demais ações. “Com investimentos de aproximadamente R$ 6,5 milhões, o projeto deve envolver 150 mil estudantes e mais de 8 mil professores em cerca de 160 ações”, informa Paula Fagundes de Lima, Gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da AES Sul. O AES Sul na Comunidade será realizado de maio a dezembro de 2012 e as atividades envolverão a comunidade de forma gratuita, com distribuição do material didático.

Planeta do Saber

O Planeta do Saber é composto pelo Espaço Ciência e Espaço Teatro Multimídia, dirigido aos alunos e professores de escolas municipais e estaduais e acontece nos municípios contemplados pelo Projeto, das 8h às 11h30, das 13h30 às 17h e, em alguns locais, das 19h às 21h.

O Espaço Ciência é uma tenda com experimentos científicos e maquetes ilustrativas. É onde o público conhece a prática das ações, cujos conceitos como o processo de geração de energia, o ciclo da água, as questões da mobilidade, lixo e sustentabilidade, em geral, são apresentados. Já no Espaço Teatro Multimídia, o espectador é convidado a participar de uma atividade cênica multimídia que estimula aspectos sensoriais e proporciona questionamentos sobre a situação atual do planeta.

Rosário do Sul recebe as ações nos dias 21 e 22 de junho; Alegrete nos dias 26, 27 e 28 de junho; Uruguaiana de 3 a 6 de julho; Quaraí no dia 10 de julho e Sant’Ana do Livramento, nos dias 12 e 13 de julho. Os locais de realização estão descritos na tabela abaixo.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.