Banco de Sangue x Hemocentro. Tema pautou reunião do Conselho Municipal de Saúde

Provedor da Santa Casa de Misericórdia diz que, provavelmente, a mesa diretora indicará o serviço do Hemocentro de Alegrete como nova alternativa


“Independente da resposta que possa vir da Coordenadoria de Saúde, em Alegrete, a deliberação desse fato que indica quem faz com quem, dentro da Santa Casa, não será do Conselho Municipal de Saúde. O Conselho Municipal de Saúde, aliás, demorou muito a se manifestar, uma vez o contrato com a empresa que hoje cuida do banco de sangue termina no próximo dia 12 de junho, ou seja, estamos em cima do prazo.

Fizemos um último questionamento ao Hemocentro, em Alegrete, e vamos delegar de acordo com a Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia que, provavelmente vai decidir pela utilização do serviço estadual”. A declaração foi dada na tarde de ontem, por telefone, pelo Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, Carlos Vieira, ao ser consultado sobre os rumos que deverão tomar os serviços relacionados ao fornecimento de sangue para o hospital. Ontem à noite, nas dependências da Unidade Sanitária, o Conselho Municipal de Saúde esteve reunido para definir a alternativa a ser indicada para a direção da Santa Casa, especificamente sobre o tema.

Desabastecimento

Médico Carlos Vieira, provedor da Santa Casa de Misericórdia

“A Santa Casa é quem vai, em última análise, deliberar sobre esta questão, e isso será feito de acordo com a mesa que, provavelmente irá preferir o trabalho estadual. Não há o risco da cidade ficar desabastecida. O problema todo é que nós é que vamos assumir a coleta de sangue, a Santa Casa tem médicos preparados para fazer isso. Se precisamos de mais sangue, pode vir sangue de outras cidades, sem o menor problema. O que temos que fazer, agora, é começar de novo o serviço de recuperação com os doadores e conseguir outros novos. A Santa Casa tem até mais apelo do que as instituições particulares, assim sendo, não vejo dificuldade nenhuma nesse novo processo”, afirmou Carlos Vieira.

A reunião do Conselho Municipal de Saúde encerrou ontem, por volta das 21h.

Cleizer Maciel

cleizermaciel@jornalaplateia.com

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.