Comunidade santanense vai às ruas para participar das atividades físicas

Resultado da disputa entre Livramento e Jinotega será conhecido nos próximos dias

Sant’Ana do Livramento fez bonito nesta quarta-feira, Dia do Desafio. Nesta edição de 2012, a cidade teve como adversário o município de Jinotega, da Nicarágua, e para lutar pela vitória este ano, a comunidade santanense começou a movimentar-se bem cedo. Logo nos primeiros segundos deste 30 de maio, foi realizado o Futebol das autoridades – Autoridades x Prefeitura Municipal, tendo como palco o ginásio Marechal Mallet.

Nas primeiras horas da manhã, foram realizadas atividades físicas nas Secretarias Municipais. A abertura oficial, na praça General Osório, às 9h, marcou o início de uma maior mobilização em diferentes pontos da cidade. Na praça, foram disponibilizados brinquedos infláveis pelo SESC/PIM/PAISM às crianças; a secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer coordenou jogos de futebol, vôlei, damas, ping-pong; a comunidade utilizou amplamente a Academia da Praça General Osório; o Clube de Orientação da Fronteira promoveu a Cidadania através do Esporte e da Natureza; ainda pela parte da manhã, foi realizada a CÃOminhada e a Caminhada Maturidade Ativa, pelas ruas centrais da cidade, bem como a Rústica Bombeiros Mirins. À tarde, o Grupo Municipal de Danças promoveu um Ensaio Aberto; e o Grupo Pitangueira desenvolveu uma oficina de dança de salão, com ritmos gaúchos; e a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea realizou uma demonstração de ginástica Básica Militar. Ainda no decorrer da tarde, houve apresentações artísticas e culturais, com a participação de bandas, grupo de danças, demonstração de escolas de artes marciais, aulas a céu aberto, visitação a empresas, ginástica laboral e atividades com escolas particulares, municipais e estaduais.

Resultado

De acordo com o representante da Unidade Operacional do Sesc de Sant’Ana do Livramento, Alceu Thomas Júnior, o resultado da disputa deverá ser divulgando nos próximos dias.

Para o técnico de esporte e lazer do Sesc, Alceu Thomas Junior, a expectativa era muito grande para saber de que maneira o dia de ontem se apresentaria, uma vez que, durante o jogo das autoridades, realizado no Ginásio Mallet, havia um princípio de instabilidade no céu da Fronteira. “Estávamos muito apreensivos, mas fomos gratificados com um belo dia, de temperatura agradável, e a adesão das escolas foi muito grande, desde as primeiras horas da manhã”. Durante todo o dia, os funcionários do Sesc visitaram repartições públicas e empresas, colocando todo mundo para se exercitar por, pelo menos, 15 minutos. Alceu Junior estava bastante otimista em relação ao evento.

A Plateia – Qual a sua expectativa em relação à adesão ao evento neste ano? O número de participantes deve superar anos anteriores?
Alceu Junior – Estamos muito otimistas este ano, pois pretendemos mobilizar, ao menos, 40% da população santanense neste ano. Esse número vem crescendo a cada edição, e quando o tempo colabora, a tendência é que melhore a quantidade de participantes.

A Plateia – Em relação às edições anteriores, foram apresentadas novidades este ano?
Alceu Junior - Tivemos, sim, algumas novidades, a principal delas foi a CÃOminhada, para a qual as pessoas levaram seus cachorrinhos para participar de uma caminhada em um pequeno circuito pré-definido, pelo centro da cidade. Tivemos, também, uma caminhada orientada, com professor de Educação Física, e a aceitação foi muito boa.

A Plateia – Que orientação você passaria para as pessoas que ainda resistem à prática do exercício físico?

Alceu Júnior - Gostaria de dizer para as pessoas que estes quinze minutos de exercícios realizados ontem não devem ser os 15 minutos de exercícios do ano, na vida delas. As pessoas necessitam de, pelo menos, trinta minutos diários de caminhada. Queremos mostrar, nestes 15 minutos, que as pessoas podem se sentir melhores com exercícios físicos, que só fazem bem à saúde de todos nós.

Prefeito em execício recebe reconhecimento

O prefeito em exercício, Leonel Gornatti, acompanhado de alguns secretários, recebeu em seu gabinete, na Prefeitura Municipal, o Troféu do Sesc, como forma de reconhecimento pela participação e o apoio que o Serviço Social do Comércio recebeu da Administração Municipal para a realização das atividades.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.