Alunos apresentam projeto dentro do ensino médio politécnico

Primeiro ano do Ensino Médio da Escola Professor Chaves trabalha em projeto sobre preservação do Aquífero Guarani

Turmas 104 e 105 apresentaram o projeto realizado dentro do Ensino Médio Politécnico

As turmas do Primeiro Ano do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual Professor Chaves apresentaram seu projeto de pesquisa na manhã da última sexta-feira, no salão de atos da escola. Visando integrar o aluno à sociedade, o projeto desenvolvido pelos alunos do Professor Chaves é sobre o meio ambiente, dando ênfase à água, mais particularmente do Aquífero Guarani.

De acordo com o professor de biologia e química, Márcio Rodrigues, os alunos realizaram um trabalho de pesquisa relatado em um projeto feito por eles próprios e também fizeram trabalho de campo, contemplando visitas ao DAE (Departamento de Água e Esgoto), onde fizeram perguntas e conheceram como funciona o sistema de abastecimento de água. “Eles foram também ao Arroio Maragato, onde tiraram fotos, para, juntamente com o projeto, apresentar seu trabalho. Este trabalho será apresentado, em princípio, entre as próprias turmas, e, logo após, para toda a escola. Há convites, inclusive, para apresentar este trabalho para os alunos da rede municipal”, relata o professor.

“A nossa ideia também é ‘enxugar’ o projeto, para apresentar às crianças, e conscientizar sobre a preservação do aquífero, da necessidade da água”. O que chamou mais a atenção dos alunos, segundo o professor Márcio, foi o fato de que eles perceberam que, apesar de se situarem acima do aquífero, há seca em nossa região. “Só isso já torna o trabalho válido”, avalia o professor. Participam desse projeto as turmas 104 e 105, somando, ao todo, cerca de 64 alunos.

Ensino Médio Politécnico

O Ensino Médio Politécnico é um projeto novo do governo do Estado, que pretende inserir o aluno na realidade social. “O projeto faz com que o aluno tenha um conhecimento geral sobre o que acontece na cidade, na sua comunidade, à sua volta. O trabalho do professor é tentar inserir o aluno nesse contexto. Fazer com que ele consiga saber com exatidão o caminho que vai trilhar depois do Ensino Médio. Considero um ótimo projeto, que está contando com o envolvimento dos alunos, apesar de sua complexidade”, explica o professor Márcio.

O projeto dará uma dinâmica e uma visão diferenciada aos alunos em relação ao globo. “Os alunos não ficarão atrelados ao velho sistema de estar dentro da sala de aula, decorar uma fórmula, aplicar na prova e receber a nota. Com projetos como esse, o aluno vai saber o porquê dessa fórmula, de onde vem e como é usada. Eu acho isso fantástico”, exemplifica o professor.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.