- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Escolas Municipais aplicam metodologia inovadora

Posted By redacao On 8 de maio de 2012 @ 11:10 In Geral | No Comments

Projeto “MenteInovadora” é implantado pelo segundo ano consecutivo na rede municipal de ensino

[1]

Professoras da rede municipal de ensino durante formação do Projeto MenteInovadora

Atualmente, há uma busca constante, por parte dos profissionais da educação, de qualidade pedagógica das práticas escolares e de seus impactos na garantia de um ensino e de uma aprendizagem eficazes. Neste sentido, a escolha de estratégias didáticas faz diferenças significativas.

 

Para dar resposta a essa busca, o Projeto MenteInovadora propõe às escolas parceiras da Comunidade Internacional MindGroup uma metodologia inovadora, com base na aplicação de jogos de raciocínio, de métodos metacognitivos e na ação do professor-mediador como elemento propulsor ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas. Nos jogos, os alunos vivenciam experiências carregadas de significado, em que o desenvolvimento dessas habilidades é intencionalmente estimulado.

Essa metodologia tem ocupado um espaço significativo nas salas de aula da rede municipal por simular situações-problema inerentes à vida real, articuladas à dimensão lúdica. Por meio dela, os alunos testam suas hipóteses, exploram suas possibilidades cognitivas e vivenciam situações compartilhadas, utilizando, assim, suas potencialidades de maneira integral. Desse modo, a construção feita durante a vivência dos jogos costuma ter repercussão direta na vida cotidiana desses alunos e no seu rendimento escolar, em todas as áreas do conhecimento.

O objetivo é dar às escolas parceiras um direcionamento para que possam se beneficiar cada vez mais desse Projeto, que tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos alunos e a prática pedagógica dos professores.

A rede municipal de ensino de Sant’Ana do Livramento iniciou o projeto em 2011 nas escolas Camilo Alves Gisler, Pacheco Prates e Abreu Fialho. Em 2012, conseguiu expandir para as escolas Prof. Dias, Célia Irulegui, João Souto Duarte e a escola Rafael Vieira da Cunha.

Nos dias 4 e 5 de maio, as referidas escolas reuniram-se na Escola Prof. Dias para receber a formação e dar início ao trabalho deste ano letivo.

Durante a formação, a Secretaria Municipal de Educação e o Prefeito Municipal estiveram presentes acompanhando a metodologia.

De acordo com a diretora da Escola Pacheco Prates, Tânia Valéria Har Batista, o projeto coloca em prática uma metodologia nova, que é a do “jogar intencional”, e não só jogar por jogar. “Com este projeto, encontramos uma nova maneira dos alunos divulgarem suas competências e habilidades, refazendo na sala de aula situações do cotidiano, além de exercitarem o trabalho em equipe, a cooperação, entre outros valores”, opina a diretora.

Liliane Moreira Morcinek, professora do 2° e 5° anos da Escola Pacheco Prates, afirma que observou uma importante melhoria no rendimento dos alunos, principalmente nas áreas trabalhadas: português, raciocínio lógico e matemática. “Usamos muito a palavra transcedência: levar para a escola e para a vida tudo que aprendemos com o jogo. As crianças que apresentavam dificuldades apresentaram uma melhora significativa no rendimento escolar, ou seja, o projeto chegou em um momento muito bom aqui na escola, e os alunos vibraram com a iniciativa”, aponta.

A Escola Pacheco Prates conta, hoje, com uma biblioteca com 400 jogos, e cada aluno recebeu uma pasta contendo um jogo específico para sua idade e série.

O projeto é praticado duas vezes por semana, por aproximadamente 50 minutos, e abrange turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=34260

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2012/05/Professoras-da-rede-municipal-de-ensino-durante-formação-do-Projeto-MenteInovadora-Cópia.jpg

[2] 12 escolas Municipais em tempo integral: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=114260

[3] Educação Fiscal recebe doações oriundas da Receita Federal: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=93240

[4] Definidos os campeões municipais do futsal: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=81056

[5] Autoridades retiram lotes com leite adulterado das escolas municipais de Sant‘Ana do Livramento: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=78632

[6] Escolas Municipais participam da 2ª etapa do Projeto Soletrando : http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=53635

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.