Projeto de Lei promete aumentar, no RS, o tempo de atuação dos PMs inativos

Se for aprovado, os policiais militares da reserva que atuam nas escolas poderão ficar até os 70 anos de idade

Com um contingente ainda pequeno, mas suficiente para atender alguns educandários de Livramento, a Patrulha Escolar da Brigada Militar vem atuando com um serviço essencial de prevenção à violência e na segurança no trânsito, dando tranquilidade aos pais, alunos e professores.

Dentro deste grupo, estão os que são conhecidos como “guardas”, formados por policiais da ativa e por aqueles inativos que atuam no Corpo de Voluntários, conhecido como CVMI. Por seu tempo de serviço em determinados educandários, os CVMI já conquistaram a confiança da comunidade escolar e, assim como a direção destas escolas, os guardas não querem deixar tão cedo a atividade, que atualmente se encerra aos 65 anos.

Projeto estadual

Atualmente, existe um projeto de lei (71/2012) que eleva de 65 para 70 anos a idade que o servidor inativo da Brigada Militar pode atuar no Corpo de Voluntários (CVMI) da corporação. A iniciativa foi protocolada no mês passado (abril), pelo deputado José Sperotto (PTB). Sperotto sustenta que a proposição vai de encontro a uma reivindicação da própria comunidade escolar e da necessidade de escolas do Estado contarem com o serviço de policiais para garantir a segurança dos estabelecimentos.

Soldado Quadros

Um destes exemplos em Livramento é o soldado Quadros (Enedi Machado de Quadros), que com 63 anos de idade, há 14 anos atua como Guarda, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vitéllio Gazapina (Polivalente), localizada na rua Dr. Hector Acosta.

Acostumado com a atividade, a qual exerce com muita responsabilidade, segundo depoimento de alunos e direção da escola, Quadros viu com bons olhos o projeto de lei que pode lhe permitir ficar mais meia década como guarda. “Seria bom mesmo, pois hoje estou completando 14 anos de trabalhos aqui na escola, comecei em 4 de maio de 1998 e meu tempo de permanência no CVMI venceria em 2013. O serviço é muito bom e tranquilo, sem muitas ocorrências e estou acostumado ao que faço”, destacou.

Direção da Escola

Com o mesmo pensamento de poder manter por mais alguns anos o serviço do amigo da escola, a diretora Irani Sanchez destaca a importância de poder contar com um guarda na frente da escola. “É importantíssimo ter um guarda da Brigada Militar, não só na frente da nossa escola, mas na frente de todas as escolas da cidade, visto que contamos com uma realidade bastante difícil, de pessoas que se aproximam dos portões das escolas. No momento que tenha esta pessoa, ela impõe um limite, impõe um respeito, então para nós é de fundamental importância. Também pelo cuidado com o trânsito, no momento de entrada e saída dos turnos, evitando que se aglomerem pessoas estranhas que promovem badernas e até mesmo depredam o prédio público”.

A diretora do educandário, o qual conta, atualmente, com 350 alunos nos turnos da manhã (6ª a 8ª séries) e tarde (1° a 5° ano), já se mostra preocupada com a saída de Quadros no ano que vem. “Estamos, inclusive, muito tristes, porque sabemos que este é o último ano do soldado Quadros na nossa escola, pelo fator idade que obrigará a sua saída. Nossa preocupação, a partir deste momento, é sobre quem virá para a escola e se a Brigada Militar irá disponibilizar um novo PM. Se o tempo de permanência no serviço for aumentado, com certeza, gostaríamos de contar com a permanência dele no educandário”, completou Irani.

Luis Soares, 12 anos, aluno da 7ª série "O soldado Quadros é muito responsável, ajuda os alunos e também as pessoas que passam em frente à escola. Acho muito importante a presença dele para a Escola".

Emerson Bandeira, 15 anos, aluno da 7ª série "Acho muito bom o serviço do soldado Quadros. Ele cuida bem da Escola e dos alunos, principalmente no trânsito. É sempre bom ter um guarda na frente da escola".

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.