RCC FM estreia com sucesso aparelho codificador portátil de longo alcance

Equipamento viabiliza transmissão ao vivo de qualquer lugar com qualidade de som digital

No alto da Cordilheira dos Andes, o repórter Edis Elgarte entrevista integrantes da Missão Empresarial ao Chile: qualidade digital e som “local” na transmissão ao vivo para a RCC FM de Livramento com o Tieline

As transmissões de rádio ao vivo já não serão mais as mesmas. Os ruídos que normalmente comprometem a qualidade dessas transmissões em jogos de futebol, jornalismo, shows, comícios e eventos externos, entre outros, são reduzidos praticamente a zero com o advento de um novo equipamento, o Tieline. Trata-se de um codificadores de áudio a 15kHz para transmissões ao vivo por IP, que dispensa dispositivos externos como antenas de grande alcance ou até mesmo sinal de rádio.

Os ouvintes da RCC FM 95.3 Mhz estão tendo a oportunidade de comprovar a eficiência do equipamento através das transmissões externas da emissora, que adquiriu o Tie Line no inicio de abril e vem aos poucos implantando seu uso na programação da rádio. Com esse equipamento rodando no iPhone (3G/3GS/4), podem ser feitas entrevistas ao vivo, incluindo a participação dos apresentadores que estão no estúdio. Os repórteres e comentaristas não precisam fazer ajustes especiais para usar o codificador. Já a equipe de engenharia tem acesso à função de administração, com login específico, para estabelecer os parâmetros de conexão de cada usuário.

No deserto de Atacama, Kamal prepara o TieLine para a transmissão

A recente cobertura feita pela RCC FM da Missão Empresarial de um grupo de empresários santanenses ao Chile, organizada pela Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL, foi o teste definitivo para a qualidade das transmissões com o equipamento. “Já tínhamos feito outras transmissões externas com o Tie Line, como por exemplo a cobertura do show da banda Sunset Riders na cidade de Dom Pedrito e também uma partida do 14 de Julho em Santa Maria, e em ambas pudemos confirmar a diferença na qualidade”, relata o diretor da emissora, Kamal Badra.

A cobertura da viagem do grupo empresarial foi o teste que gerou maior expectativa. “Nós decidimos arriscar, acreditando que o equipamento daria uma resposta positiva, e não nos enganamos. Conseguimos falar de uma distância de mais de 2 mil km como se estivéssemos dentro do estúdio da rádio, aqui em Livramento”, destaca o empresário, que acompanhou a equipe integrada pelo repórter Edis Elgarte e pelo supervisor técnico Sérgio Souza Santos.

Boletim em uma loja a meio caminho de Santiago e Valparaíso

Com o equipamento, transportado com facilidade, a equipe transmitiu ao vivo, utilizando um modem de internet 3G da Movistar chilena, até mesmo de lugares onde não se conseguia pegar o sinal de celular, a exemplo do Valle Nevado, na Cordilheira dos Andes, localizado a 3 mil metros acima do nível do mar. Da mesma forma, a equipe conseguiu fazer intervenções na programação da emissora, com o Tie Line, de diversos outros locais do Chile por onde a comitiva santanense passou. Tudo com qualidade de som digital e local.

“Com certeza, essa é uma nova era que se inicia no rádio. Ficamos felizes de que a nossa emissora esteja na vanguarda desse processo de constante modernização e qualificação”, comemora Kamal. A RCC Fm está entre as três emissora do RS pioneiras na utilização do equipamento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.