19ª CRE apresenta Projeto Palomas aos diretores de escolas

Coordenador do Projeto Palomas, professor Glauber Lima (c), explanando aos diretores

Em reunião realizada na sede da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, foi tratada a implantação do Projeto Palomas, que destinará, a partir do segundo semestre deste ano, computadores de uso pessoal a mais de 8.000 alunos matriculados no ensino fundamental da rede pública estadual. Na oportunidade, diretores e supervisores ouviram as explanações realizadas por técnicos da Secretaria Estadual de Educação – Seduc, e pelo Coordenador do Projeto Palomas, professor Glauber Lima. O Projeto Palomas é parte da estratégia de modernização tecnológica da Secretaria Estadual de Educação, que leva o nome de Projeto Província de São Pedro. Inicialmente, o projeto prevê a implantação de experiências dessa natureza em municípios que possuem fronteira com o Uruguai e em cinco municípios da região metropolitana de Porto Alegre. O projeto é espelhado na experiência uruguaia, denominada PlanCeibal, que já cobriu toda a rede pública de educação básica do país vizinho com a distribuição dos computadores de uso pessoal.

Em Livramento, os técnicos da Procergs já começaram as visitas às Escolas para implantação da rede física. O Coordenador do projeto Palomas, professor Glauber Lima, afirmou que o envolvimento da comunidade escolar é fundamental para o sucesso do projeto. Para isso, afirmou ele, “é necessário que tanto o corpo docente, quanto as famílias tenham a compreensão da dimensão do esforço que o governo do Estado está fazendo para que nossos alunos tenham acesso aos computadores de uso pessoal. Isso vai significar incluí-los na cultura digital, possibilitando-lhes utilizar de uma ferramenta extraordinária para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem”. A Coordenadora Regional de Educação, Meire Garagorry, disse que se sente honrada por Livramento estar no rol dos poucos municípios que neste primeiro momento estarão sendo contemplados com o projeto, e que essa oportunidade deve ser abraçada por todos, pois representa a possibilidade concreta das crianças acessarem e dominarem as tecnologias de ponta da era digital.

Os diretores e supervisores ouviram atentamente as informações relativas à metodologia de implantação do projeto, cujo início se dará a partir de agosto deste ano.

Ao todo, serão contempladas 25 escolas da rede estadual de Livramento que ofertam o ensino fundamental, beneficiando mais de 8.000 alunos.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.