19ª CRE apresenta Projeto Palomas aos diretores de escolas
Em reunião realizada na sede da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, foi tratada a implantação do Projeto Palomas, que destinará, a partir do segundo semestre deste ano, computadores de uso pessoal a mais de 8.000 alunos matriculados no ensino fundamental da rede pública estadual. Na oportunidade, diretores e supervisores ouviram as explanações realizadas por técnicos da Secretaria Estadual de Educação – Seduc, e pelo Coordenador do Projeto Palomas, professor Glauber Lima. O Projeto Palomas é parte da estratégia de modernização tecnológica da Secretaria Estadual de Educação, que leva o nome de Projeto Província de São Pedro. Inicialmente, o projeto prevê a implantação de experiências dessa natureza em municípios que possuem fronteira com o Uruguai e em cinco municípios da região metropolitana de Porto Alegre. O projeto é espelhado na experiência uruguaia, denominada PlanCeibal, que já cobriu toda a rede pública de educação básica do país vizinho com a distribuição dos computadores de uso pessoal.Em Livramento, os técnicos da Procergs já começaram as visitas às Escolas para implantação da rede física. O Coordenador do projeto Palomas, professor Glauber Lima, afirmou que o envolvimento da comunidade escolar é fundamental para o sucesso do projeto. Para isso, afirmou ele, “é necessário que tanto o corpo docente, quanto as famílias tenham a compreensão da dimensão do esforço que o governo do Estado está fazendo para que nossos alunos tenham acesso aos computadores de uso pessoal. Isso vai significar incluí-los na cultura digital, possibilitando-lhes utilizar de uma ferramenta extraordinária para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem”. A Coordenadora Regional de Educação, Meire Garagorry, disse que se sente honrada por Livramento estar no rol dos poucos municípios que neste primeiro momento estarão sendo contemplados com o projeto, e que essa oportunidade deve ser abraçada por todos, pois representa a possibilidade concreta das crianças acessarem e dominarem as tecnologias de ponta da era digital.
Os diretores e supervisores ouviram atentamente as informações relativas à metodologia de implantação do projeto, cujo início se dará a partir de agosto deste ano.
Ao todo, serão contempladas 25 escolas da rede estadual de Livramento que ofertam o ensino fundamental, beneficiando mais de 8.000 alunos.