Cozinha Brasil faz nova parada em Livramento

Curso promovido em parceria com Secretaria de Assistência Social encerra nesta terça

Sant’Ana do Livramento recebeu durante todo o dia de ontem, mais uma edição do projeto Cozinha Brasil, uma iniciativa do Sesi que visa entregar através de receitas práticas e de baixo custo, um pouco mais de qualidade para os brasileiros. Combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

Cozinha na praça

Desta vez, o cenário de fundo para a montagem da estrutura que abriga o curso, foi a praça General Osório na qual as turmas formadas por donas de casa interessadas em melhorar a qualidade da alimentação das suas famílias, para que elas possam aprender um pouco mais.

Para a secretária de Assistência Social do município, Marilú Suarez, o Cozinha Brasil tem o mesmo significado de famílias melhores alimentadas e com menos desperdício.

Para nutricionista Viviane Soares, coordenadora da equipe que atua desde ontem em Livramento, o programa que começou através de uma parceria, tem como foco principal o aproveitamento integral dos alimentos. “Além da casca e sementes terem um valor nutricional importante, ainda há muita economia em casa.

Nestes dois dias nós vamos atender cerca de 80 pessoas que irão melhorar a sua qualidade de vida através da alimentação. Isso é muito bom. Temos encontrado pessoas aqui que já participaram outras vezes e nos confessam que tiveram uma mudança de vida. Sempre que viemos aqui as turmas enchem, isso certamente terá um impacto muito positivo”, afirmou à nutricionista.

A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade industriária cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.

Modalidades de curso

Os cursos de educação alimentar para o público geral tem 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia a dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.

O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais. Para levar uma unidade até a sua comunidade, procure o SESI da sua região.

Por Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.