Morador preocupado com abandono da fonte do Aquífero Guarani na Nova Livramento

Fonte surgente está localizada no bairro Nova Livramento e serve para abastecer moradores em dias de falta de água

João Adir Gonçalves, “quero que as pessoas conservem esta fonte, pois dependemos dela”

A modernidade traz certa comodidade, isso ninguém pode negar, mas a questão é bem mais séria que parece, uma sensação de “falsa abundância” de determinado produto faz com que as pessoas desperdicem, esbanjem e não pensem nas consequências, não pensem em um futuro não tão distante. Isso acontece com a água. Apesar da conscientização de parte da população sobre a questão, muitas pessoas deixam de notar que temos fontes de baixo de nosso solo que estão disponível para consumo e são fontes ofertadas gratuitamente e possuem um alto grau de pureza, podendo praticamente ser consumida assim que recolhida junto a fonte.

Alguns desses pontos, chamados pontos surgentes, estão localizado na vila Nova Livramento e só são lembrados quando a água encanada já não chega à residência dos moradores. Porém está disponibilidade de água, em um local aberto, próximo a córregos que carregam em seu leito lixo e dejetos, preocupa moradores locais. Um deles, João Adir Gonçalves da Silva, 40 anos, entrou em contato com a redação do jornal A Plateia para expor sua preocupação “eu sou nascido em Livramento e me criei na rua Demétrio Ribeiro e de lá, vim criança pra cá. Conheço toda essa localidade e tenho acompanhado todas as mudanças que ocorreram aqui ao longo dos anos e a questão tem me preocupado. Aqui no bairro, temos vários locais na qual, durante o verão se pode tomar banho, mas o problema é que a cada ano as pessoas vem jogando mais lixo no local e acabam poluindo os locais. Mas minha maior preocupação é sem dúvida a questão relacionada a fonte do aquífero que temos aqui no bairro, que está abandonada e que as pessoas só lembram quando falta água na torneira”.

Emergência

Moradores da localidade costumam se socorrer das fontes quando o abastecimento é falho, seja devido a cortes de água, ou a suspensão dos serviços. O morador destacou que consome água direto do local em sua casa, e a utiliza para todas as finalidades da casa, seja para cozinhar, lavar alimentos ou mesmo para consumir “é uma água que naturalmente já sai gelada direto da fonte e se você colocar ela direto na geladeira em poucos minutos está pronto para o consumo.

Esta água está pronta para o consumo a gente não ferve e nem nada, tomei toda a vida e jamais tive um problema de infecção relacionado ao cosumo desta água, muito pelo contrário, acho que muito da minha saúde se deve ao consumo desta água” completa.

Apelo

O morador fez um apelo a comunidade local e todas as pessoas que consomem água do local, “quero que as pessoas cuidem mais do local, conservem esta fonte e não quebrem o encanamento do local, pois sempre vamos precisar”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.