Espetáculo de som e disciplina

Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais faz duas apresentações no município

Uma iniciativa do Sesc, com apoio da Federasul, da Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL e da Prefeitura Municipal, trouxe a Sant’Ana do Livramento mais uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. O largo Hugolino Andrade na frente do parque Internacional foi o local escolhido para as apresentações da banda, que atraiu centenas de santanenses ao local.

Cadência, disciplina e musicalidade impecáveis na apresentação da banda

A Banda Marcial dos Fuzileiros Navais mantém, com inegável orgulho, a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais cerca de 120 militares realizam, com grande precisão, simétricas e criativas evoluções.

 

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais tem seu aquartelamento estabelecido na histórica Fortaleza de São José, construída em 1736, na Ilha das Cobras, recanto privilegiado da Baía da Guanabara.

Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distingue-se pela presença de gaitas de fole escocesas entre seus instrumentos musicais, presente da Rainha da Inglaterra para o USS Saint Louis, navio pertencente à Marinha Americana. Em 1951, quando esse navio foi incorporado à Marinha Brasileira, com o nome de Cruzador “Tamandaré”, sua tripulação presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas escocesas, em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais, que ofertara ao navio a bandeira brasileira.

Essa tradicional banda vem divulgando, através dos anos, a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais. Por sua técnica e pelas evoluções de seus componentes, entusiasma as platéias por onde se apresenta, sendo cada vez mais solicitada para exibições em todo o território brasileiro. Com isso, vem despertando o interesse pela formação de inúmeras fanfarras escolares para as quais serve de modelo, ajudando a manter uma tradição de cidades, principalmente do interior. Para hoje está prevista a segunda apresentação da banda, que acontece a partir das 15 horas no parque Internacional.

“Soube pelo meu pai da apresentação e viemos assistir.  Foi muito bonita,” comentou Vinicius Savi. Ele e a esposa Patrícia Bittencourt são santanenses, mas atualmente moram fora. Junto estava o primo Marcelo Savi e o filho do casal, o pequeno Samuel Savi, de apenas 05 meses.

 

 

 

 

 

 


Berenice e MiltonWerner vieram cedo para garantir um lugar previlegiado para assistir a banda. “Adoro bandas e essa é especial pela postura dos fuzileiros, é uma maravilha escutar, quem ainda não viu, não pode perder a oportunidade”.

 

 

 

 

 

A professora Tania Rodrigues gostou muito da banda, mas destacou que não conseguiu ver o final da apresentação.“Foi uma pena, mas o que eu vi, adorei”- comentou

 

 

 

 

 

 

 


A apresentação foi excelente pelo desempenho, postura e elegância dos músicos, observaram  Daiana Avila e Tiago Clips.

 

 

 

 

 

 

O tenor Getulio Varesressaltou que foi “linda a apresentação, mas o tempo foi muito curto. O trabalho musical é ótimo, mas eu gostaria de ver mais.”

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.