Anunciados leilões de 500 mil toneladas para ração animal

Arroz: agora matéria prima para ração animal, a fim de resgatar preço

Com a determinação de garantir o preço mínimo do arroz, o Governo Federal, em conjunto com o Governo do Estado, anunciou a autorização de leilões para compra de arroz para utilização em ração animal. O anúncio foi feito pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, durante reunião extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, realizada no Palácio Piratini. Está previsto o investimento de R$ 60 milhões para o escoamento de 500 mil toneladas do grão tipos 2 e 3 dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Pela modalidade Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), os leilões devem ocorrer a partir do fim do mês de agosto e devem ser realizados a cada 15 dias, ofertando, em média, 100 mil toneladas por vez. O arroz será utilizado na composição de ração para aves e suínos em substituição ao milho. O governador Tarso Genro parabenizou a mobilização dos produtores, declarando que foi um importante impulso para que se chegasse a esse resultado. “Somos um Governo democrático. Um Governo de toda a sociedade gaúcha. O setor arrozeiro é uma das principais espinhas dorsais da economia do Estado e terá sempre o nosso apoio”, assinalou.

O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, declarou que esta ação conclui uma etapa de trabalho, que iniciou em fevereiro deste ano, com a reinstalação da Câmara Setorial do Arroz, pelo governador Tarso Genro, durante a interiorização em São Borja. Segundo ele, os grupos de trabalho formados por técnicos do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Emater e instituições de pesquisa e de ensino apontaram a possibilidade técnica e nutricional do arroz para utilização em ração animal, além da viabilidade financeira em substituição ao milho.

Mainardi destacou que a ação favorece três setores ao mesmo tempo: arrozeiro, avícola e suinocultor. “Além de ajudar a enxugar o excedente de arroz, a medida desafoga os setores de aves e suínos que vêm sofrendo pelo alto custo do milho”, explicou o secretário.

Além de comemorar o anúncio da medida, o presidente do Irga, Claudio Brayer Pereira, realizou uma prestação de contas dos últimos seis meses, apontando os mecanismos e ações adotados pelo Estado e União até o momento. Pereira destacou a articulação do Governo do RS junto ao Governo Federal para a efetivação dos mecanismos de aquisição de arroz envolvendo 4,9 milhões de toneladas, com um investimento total de mais de R$ 1,1 bilhão.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.