Divulgada lista dos 60 alunos para projeto Bombeiro Mirim edição 2012

Major Pedro Ricardo Burgel, comandante do 10º CRB, alerta pais e responsáveis de alunos para prazo de inscrições

A Comissão Organizadora do Projeto Bombeiro Mirim, sob a presidência do major Pedro Ricardo Maron Burgel, comandante do 10º CRB-Comando Regional de Bombeiros, reuniu-se nesta ontem (14), para selecionar as 60 crianças que frequentarão o Projeto em 2012.

Os alunos selecionados deverão comparecer no quartel dos bombeiros, situado na Rua Duque de Caxias, nº 1040, no dia 16 de março de 2012 (sexta-feira), a partir das 18h, acompanhados dos pais ou responsáveis, a fim de realizar a matrícula no projeto. Na ocasião, os pais ou responsáveis deverão portar os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança (pode ser cópia); comprovante de endereço e carteira de identidade, ou CPF do pai, mãe ou responsável.

Segundo a comissão, as 20h ocorrerá a 1ª reunião com pais ou responsáveis das crianças, quando serão dadas todas as orientações referentes ao projeto. Ao mesmo tempo, haverá uma atividade já prevista para as crianças.

Entrevista

A Plateia: De que forma foram selecionados os alunos que farão parte do projeto em 2012?

Burgel: As crianças foram selecionadas através da participação das Escolas Públicas de Sant’Ana do Livramento. Primeiramente, foram realizadas reuniões com as diretoras das Escolas Estaduais e Municipais, no dias 24 e 29 de fevereiro, nas quais foram informados todos os procedimentos para a seleção, sendo então entregues as fichas de inscrições para todas as escolas no Município (urbanas). Também foram orientadas que na seleção que realizariam nas escolas, poderiam indicar de 3 a 4 crianças pela parte da manhã e o mesmo número pela parte da tarde. Sendo que as fichas de inscrições foram aceitas até a manhã do dia 14 de março, quando foram selecionadas pela comissão do projeto, dentro dos critérios previstos. Salienta-se que, das 126 fichas de inscrições recebidas, 32 foram desconsideradas por falta de informação da renda familiar e uma ficha por faltar a idade da criança.

A Plateia: A seleção deste ano contou com algum fator, além dos já utilizados do ano anterior?

Burgel: Neste ano, procuramos envolver mais as escolas no processo de seleção, realizando reuniões visando esclarecer o projeto, expondo o processo pedagógico desenvolvido e a importância da educação no processo, ou seja, das professoras no processo da seleção, nas avaliações junto à comissão do projeto das crianças e como facilitadores para que a criança possa, no seu ambiente escolar, mostrar o que está sendo desenvolvido no projeto e o que ela está aprendendo, disseminando, assim, conhecimento através do seu exemplo, ampliando o projeto.

A Plateia: A partir de agora, o que os pais ou responsáveis devem fazer para assegurar a vaga do aluno selecionado?

Burgel: A partir de agora, comparecerem no dia 16 de março, às 18h, no quartel dos Bombeiros, na Rua Duque de Caxias, nº 1040, munidos de seus documentos e da certidão de nascimento da criança selecionada, bem como de um comprovante de endereço para confirmarem a matrícula de seus filhos. Salienta-se que neste dia serão repassadas todas as informações necessárias, bem como é fundamental a participação dos pais durante o transcorrer do ano, principalmente nas avaliações que ocorrerão.

A Plateia: O que o aluno selecionado recebe do projeto, assim que for realizada a matrícula no Bombeiro Mirim?

Burgel: Cada Bombeiro Mirim receberá, até 15 de abril de 2012, o uniforme e material escolar para desenvolver suas atividades no projeto. Também são custeadas as passagens com transporte público, além da alimentação. Sem considerar toda carga de conhecimento e trabalho que realizarão durante as aulas.

A Plateia: Em casos de desistência de algum selecionado, há a possibilidade desta vaga ser ocupada por algum outro aluno que não foi selecionado inicialmente?

Burgel: Sim, mas isto deve ocorrer nos primeiros trinta dias após o início, haja vista o plano pedagógico e o cronograma de atividades previstas. Motivo pelo qual há a preservação das fichas não selecionadas, visando subsidiar iminentes desistências.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.