Presidente da associação de usuários da bacia do Santa Maria realiza visita à cidade

O prefeito de

O prefeito de Livramento, Wainer Machado, e o presidente da Associação dos Usuários da Água da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, engenheiro Eldo Frantz Costa

, Wainer Machado, e o presidente da Associação dos Usuários da Água da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, engenheiro Eldo Frantz Costa, confirmaram, ontem, que estarão sendo apresentadas demandas durante a viagem que Machado e o prefeito de Rosário do Sul, Nei Padilha, farão a Brasília, até o próximo dia 20.

 

Eldo Costa esteve em Livramento conversando com o prefeito municipal sobre questões pertinentes à Bacia Hidrográfica, que abrange Livramento, Rosário, Dom Pedrito, São Gabriel, Cacequi e Lavras do Sul. O rio Santa Maria nasce no município de Dom Pedrito, próximo a Bagé, porém, existem dois afluentes importantes dele, que nascem em Livramento.

Diante disso, foram elaborados algumas demandas a serem apresentadas para a bancada gaúcha e ministros nos dias 13 a 15 de março, especialmente o mapeamento da capacidade do uso dos solos – ou seja, conhecer qual capacidade de produzir que os solos locais estabelecem – e também mapeamento da caracterização climática.

Serão dirigidas ao Ministério da Integração, com pedido de R$ 1 milhão para realizar os estudos.

Eldo Costa ressalta que a associação de usuários, entre outras atribuições, foca a mudança da cultura, amplificando para outras ações. Ele cita o programa Águas para o Desenvolvimento, que tem a entidade como facilitadora, a Embrapa, com seus técnicos na área de pesquisa, e a transferência de tecnologia e as seis prefeituras da bacia, via câmara técnica e comitê de governança. “A partir daí, buscamos os recursos para que sejam executados os projetos” – salienta.

“Retiramos 89 bombas de captação individuais, desde Dom Pedrito, com seus consumos de energia, custos agregados de produção de arroz e com novos canais, água distribuida por gravidade e as mesmas propriedades passam a receber com gasto menor. É um dos trabalhos que a associação de usuários já tem desenvolvido” – ressalta.

Os prefeitos entregarão os dois pedidos, segundo entende Costa, pois ambos se complementam. “Precisamos ter esse conhecimento, que ajuda na preservação e também no despertar de interesse de eventuais empreendedores”- disse o presidente.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.