RCC FM estreia na transmissão de sessões do júri com terceiro julgamento de Xirica

Dia 28 de fevereiro de 2012, 8h. A rádio RCC FM faz sua estreia na transmissão de sessões do tribunal do júri, levando ao ar o terceiro julgamento de Edson Reina, o Xirica, acusado de homicídio qualificado no caso Deise. Há 14 anos atrás, em 3 de agosto de 1998, a professora Deise Charopen Belmonte foi morta e esquartejada em Livramento, em um crime bárbaro, de repercussão nacional e internacional.

Desde as 8h, no programa Jornal da Manhã, com Danúbio Barcellos no estúdio, os profissionais da emissora começaram a levar ao ar as informações ao vivo do fórum local. Jorge Flores e Jonathas Lotito Machado, na unidade móvel, começaram a ouvir as pessoas que, desde as 6h, já formavam fila na frente do prédio do judiciário, esperando para ter acesso, às 9h, ao julgamento. Às 8h30, Henrique Bachio e Jorge Flores, com Marcelo Pinto na técnica, e a supervisão de externas de Sérgio Souza Santos, entraram na interação com o estúdio, ouvindo as expectativas da comunidade, o presidente da sessão, juiz Frederico Menegaz Conrado, o promotor José Eduardo Gonçalves, os assistentes da acusação – advogados Luis Eduardo D’ Ávila e Victor Hugo Cunha Argilês, bem como os defensores Fernando Góes e Filipe Góes.

Tendo como convidado especial o conceituado advogado criminalista Hugo Madrid, para levar ao ar os esclarecimentos no campo jurídico, bem como explicar os detalhes processuais e as praxes dos rituais no tribunal, a emissora realizou a cobertura completa do evento, em consonância com o jornal A Plateia. Os ouvintes tiveram a oportunidade de ouvir todos os detalhes, salvo o áudio dos depoimentos das três testemunhas de defesa, em função de pedido.

Conforme o diretor Kamal Badra, que esteve presente durante todo o dia, acompanhando e coordenando os trabalhos, para a fidelidade, pureza e qualidade do áudio da emissora, foram feitos investimentos em microfones de lapela, os quais foram utilizados pelos protagonistas da sessão do tribunal do júri. A RCC FM somente fez intervalos na transmissão nas pausas estabelecidas pelo juiz. Na parte da tarde, deu continuidade à veiculação dos depoimentos e os debates e, à noite, com as presenças da diretora Janete Badra e do repórter Duda Pinto, interagiu com os assistentes no plenário do tribunal do júri. Ato contínuo, sempre em tempo real, a rádio transmitiu todos os debates, ininterruptamente, respeitando os horários das pausas estabelecidas pelo magistrado – espaços preenchidos com entrevistas e comerciais – em que foram protagonistas integrantes da acusação e defesa.

Até o fim, por volta das 4h da madrugada de hoje, a emissora manteve-se no ar de forma ininterrupta, levando a seus ouvintes, via receptores, no portal virtual e em outras ferramentas de mídia, como o iPhone e tablets, o resultado do julgamento.

 

Jornal

Por tratar-se de um evento de repercussão ímpar na comunidade local, bem como em nível nacional e internacional, o jornal A Plateia também mobilizou sua equipe de cobertura, com a permanência da reportagem e do fotógrafo Jadir Pires, acompanhando passo a passo o julgamento. Na redação, sob a coordenação de Luis Cleber Telles Severo, Cleizer Maciel, Leonardo Silveira, Rafael Medeiros, Edson Peres Júnior e a revisão de Marilia Navarro Holtz, o jornal era montado com as informações em forma de texto encaminhadas pela reportagem direto do fórum. O fechamento da edição, no departamento industrial gráfico – cuja equipe entrou em compasso de espera por volta das 20h de ontem, assim como os integrantes do departamento de Circulação, responsáveis pela distribuição e entrega do jornal – ocorreu somente após o término do julgamento e a pronúncia da sentença. Isso gerou um atraso na entrega deste exemplar a cada assinante – a quem fica o pedido de compreensão, por tratar-se de motivo justificado – e nas principais bancas da cidade.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.