Ano letivo inicia com mudança no 1° ano do Ensino Médio

Entre outros temas, a Coordenadora Regional de Educação, Meire Garagorry, garantiu que não faltarão professores para os alunos matriculados na rede estadual de ensino nas escolas da cidade

 

“Começamos na sexta- -feira, com a presença da professora Vera Ferreira, da Seduc – Secretaria Estadual de Educação, quando trabalhamos com todos os professores das escolas de Ensino Médio de Livramento e representação de municípios que compõem a 19ª CRE. O objetivo era conversar com os professores sobre a mudança no Ensino Médio que vai prevalecer em 2012: o Ensino Médio Politécnico, que não é uma preparação para o mercado de trabalho, mas sim uma preparação do aluno para enfrentar o mundo do trabalho”. Esta foi uma das afirmações da professora Meire Garagorry, Coordenadora da 19ª Coordenadoria Regional de Educação em Sant’Ana do Livramento, em entrevista concedida na tarde de ontem ao Jornal A Plateia, horas depois de iniciado oficialmente mais um ano letivo em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Segundo a coordenadora, o clima de normalidade pairou em todas as 25 escolas da rede estadual de educação e que estão instaladas em Sant’Ana do Livramento. Meire Garagorry fez questão de falar das mudanças que serão observadas neste início de ano letivo, principalmente no 1° ano do Ensino Médio, com a chamada politecnia. “Em todas as escolas que possuem primeiros anos esse sistema será implantado. Tivemos o regimento aprovado e a mudança reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação. Os números que tínhamos, e que são abertos no censo escolar, são gritantes e pedem socorro, e é uma realidade que se dá na nossa região e em todo o Estado, no que tange a uma evasão de 40%/ano em cada série. Ou seja, não estamos dando conta. Não preparamos para o vestibular, nem para o trabalho e muito menos para a vida. Se buscarmos as filosofias das escolas, todas elas são progressistas, mas não podemos estar preparando alunos críticos com esses índices. Estou convicta que ninguém diz que esses números não sejam verdade. A mudança, além de aumentar as horas de trabalho, será especificamente na organização pedagógica da escola. Até então, nós como professores e como alunos, recebíamos uma transmissão do conhecimento que já havia sido produzido em um tempo passado. O que estamos propondo agora é que o aluno também vá produzir conhecimento também participando de pesquisas científicas. Além disso, as disciplinas terão que dialogar entre si. Portanto, essa mudança no Ensino Médio não é algo novo, ela está na LDB já há muito tempo”, esclareceu a coordenadora, ao falar que a mudança já era prevista há muito tempo. A coordenadora regional de Educação disse que esta mudança não tem mais como ser revertida, uma vez que o Conselho de Educação entendeu que isto é prioridade.

Meire Garagorry disse, ainda, acreditar que o Cpers Sindicato possa caminhar junto nessa nova caminhada.

 

Falta de professores

“Em algumas escolas faltam professores específicos, que se aposentaram e estamos apenas aguardando a liberação legal para que outros possam assumir, ou seja, faltar não falta, já está tudo encaminhado. Em no máximo 15 dias, pode ser que tenhamos professores em todas as escolas. Hoje é possível afirmar que não faltam professores nas escolas, até por que se faltar esporadicamente em função de laudo ou aposentadoria – já que estamos trabalhando com as previsões desde janeiro – e como a população dos nossos alunos está diminuindo consideravelmente, nós não temos, por exemplo, necessidade de vagas”, afirmou a coordenadora.

Números

Somente ontem em Sant’Ana do Livramento, nas 25 escolas da rede pública de ensino, a previsão é de que tenham sido recebidos 8.655 (oito mil seiscentos e cinquenta e cinco alunos) por 865 (oitoscentos e sessenta e cinco professores.

O início do ano letivo foi comemorado na noite de ontem com uma festa, com participação de atrações músicais em um palco montado na frente da sede da 19ª CRE em Sant’Ana do Livramento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.